Prefeitura atualiza dados da dengue em Porto Alegre 

04/12/2023 14:54
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Zona Leste é a região que concentra o maior número de casos da doença na Capital

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indicam 5.611 casos confirmados de dengue em Porto Alegre até 25 de novembro (semana epidemiológica 47). Do total, 5.075 foram contraídos na cidade, a maioria na Zona Leste. O bairro Vila São José reúne o maior número de casos até o momento, com 1.637 confirmações. As notificações de suspeitas de pessoas residentes na cidade somam 8.686. Os dados são parciais e estão sujeitos a revisão pela Vigilância Epidemiológica da SMS. Em 2022, foram confirmados 5.088 casos de dengue na Capital.

O balanço indica 2.509 suspeitas descartadas, 433 casos com classificação final inconclusiva e 133 suspeitas em investigação. Três óbitos foram confirmados em decorrência de dengue em Porto Alegre em 2023.  Até a publicação do boletim informativo da semana epidemiológica 37, em setembro, eram informados quatro óbitos por dengue. A revisão ocorreu após o laudo de necropsia, cuja conclusão foi de óbito por complicações da Covid-19, em paciente com dengue confirmada (causa secundária da morte). Os dados estão publicados no Boletim Informativo semanal da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS referente à Semana Epidemiológica de 19 a 25 de novembro.

É considerada na análise a data de início dos sintomas dos pacientes notificados. As informações constam no banco do Sistema de informação de Agravos de Notificação (Sinan). 

Em relação ao mosquito Aedes aegypti, o Boletim da SE 47 indica infestação moderada na maioria dos 46 bairros monitorados com armadilhas. No entanto, cinco bairros tiveram infestação elevada na semana: Jardim Lindoia, Passo das Pedras, Costa e Silva, Vila Jardim e Aparício Borges. Confira a situação dos bairros neste link.  

 

Patrícia Coelho

Gilmar Martins