Prefeitura começa agendamento de vacinação por aplicativo
A população de Porto Alegre passa a contar, a partir desta terça-feira, 22, com a possibilidade de agendamento da vacinação contra a Covid-19. A funcionalidade estará disponível no aplicativo 156+POA.
“É um avanço muito importante no nosso esforço de imunizar cada vez mais e melhor, mantendo Porto Alegre como a capital que mais vacina seus cidadãos. Além do empenho das nossas equipes de saúde e dos parceiros que nos apoiam, agora temos também a tecnologia desenvolvida no próprio município para nos ajudar a enfrentar a pandemia”, ressalta o secretário municipal de saúde Mauro Sparta.
Para agendar a vacinação é necessário acessar o aplicativo, verificar os locais e escolher os horários disponíveis. O recurso foi inserido ao Gercon, sistema utilizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para administrar o fluxo de consultas, pela Companhia de Processamento de Dados (Procempa), conforme destaca a analista que liderou o processo de implantação, Clarice Porciúncula. "O sistema já é utilizado para acesso a consultas especializadas nas unidades básicas de saúde. Criamos agora, dentro do Gercon, a opção de agenda de vacinação".
A fase inicial terá caráter experimental, para avaliar em tempo real e de forma efetiva as potencialidades do sistema. Começa por três unidades de saúde (Morro Santana, Tristeza e São Carlos), onde o agendamento estará disponível no horário das 18 às 21h. “O acesso à vacinação durante o período da noite é mais uma forma de imunizarmos os porto-alegrenses. Aqueles que têm dificuldade de acessar as unidades de saúde no período do dia, com esse agendamento, não perderão a oportunidade e o município aumentará sua capacidade de vacinação”, explica a diretora de Atenção Primária da SMS, Caroline Schirmer.
Os atendimentos serão em blocos de 20 em 20 minutos, oferecendo cinco agendamentos por bloco. O serviço via app será ampliado na medida em que forem chegando novas remessas de vacinas.
Nesta primeira etapa o aplicativo só estará disponível para celulares Android. A Procempa já está trabalhando para ampliar o uso desta tecnologia para outros aparelhos, conforme aponta a diretora técnica da Companhia, Débora Roesler. "A Procempa dispõe de uma equipe altamente qualificada para atender exclusivamente as demandas da saúde", conclui.
Andrea Brasil