Prioridades e princípios do SUS são discutidos em pré-conferência

17/03/2023 10:49
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Falaram representantes de grupos, como indígenas, mulheres, população negra, pessoas com deficiência e em situação de rua

Porto Alegre realizou o último encontro preparatório da 9ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Amanhã será outro dia para todas as pessoas”, a reunião lotou mais uma vez o auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na noite de quinta-feira, 16.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Participantes destacaram a importância do respeito a princípios do SUS: universalidade, equidade e integralidade no atendimento

Para contextualizar o tema, foram convidados a falar representantes de grupos específicos, como indígenas, mulheres, população negra, pessoas com deficiência e população em situação de rua. Eles destacaram a importância do respeito aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que são universalidade, equidade e integralidade no atendimento.

Após, o público foi dividido em quatro equipes, que ocuparam salas separadas para facilitar a troca de ideias. Ao final da noite, foram aprovadas as propostas de cada grupo, que serão levadas à etapa final da conferência. O secretário de Saúde, Mauro Sparta, acompanhou a programação.

A 9ª Conferência Municipal de Saúde é promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. As pré-conferências dão direito ao participante de definir as prioridades da cidade na etapa municipal, que será realizada na próxima semana, dias 23, 24 e 25, no Salão de Atos da Ufrgs.

A participação é aberta a pessoas vinculadas ao SUS, como trabalhadores, usuários, gestores e prestadores de serviços. Outras informações podem ser obtidas no site.

Veja os eixos discutidos nas pré-conferências:

- O Brasil que temos. O Brasil que queremos - Abordou a análise conjuntural e situacional da saúde na região local (16/02).
- O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas - Tratou do caráter democrático dos conselhos de saúde e do fortalecimento do controle social como afirmação do direito à saúde e da participação social (02/03).
- Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia - Abordou a totalidade do SUS, como a integralidade, financiamento, comunicação e a reafirmação da saúde como direito de todos e dever do Estado (09/03).

- Amanhã será outro dia para todas as pessoas - Tratou da definição de prioridades, pautadas nos eixos anteriores, além de promover a atuação que garanta a atenção aos princípios constitucionais do SUS (16/03).

Vanessa Conte

Andrea Brasil