Programas de auditório reúnem estudantes de escolas públicas
Entrevistas, apresentações e jogos de perguntas e respostas a respeito de temas como sexualidade, gênero e prevenção a infecções sexualmente transmissÃveis fazem parte dos programas de auditório do Galera Curtição. A atividade é voltada a adolescentes das redes municipal e estadual de ensino e começa nesta quarta-feira, 7, à s 9h, na Casa do Gaúcho do Parque MaurÃcio Sirotsky Sobrinho, marcando a 6ª edição do projeto em Porto Alegre, cidade pioneira na iniciativa. Realizada pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (Smed), a programação vai até sexta-feira, 9, com turmas pela manhã e à tarde.
Neste ano, a programação do Galera Curtição começou em junho e vai até dezembro, com intervenções culturais, formação de professores e de jovens multiplicadores. Com o jingle Quem curte, se protege!, o projeto consiste em um jogo entre escolas públicas municipais e estaduais, com atividades lúdicas e educativas que valem pontos, além dos programas de auditório, estimulando a participação intensa de alunos, professores e da própria comunidade. Na edição deste ano, participam estudantes de 50 escolas.
"Com as ações, o projeto pretende estimular a construção do conhecimento por meio da saúde, cultura e educação, incentivando o gosto pela pesquisa ao buscar informações mais aprofundadas a respeito dos temas, dando suporte a pedagogos, educadores e professores para trabalhar os conceitos em sala de aula", comenta a coordenadora da área de Infecções Sexualmente TransmissÃveis/Aids da SMS, Marina Dias. O aprendizado é feito de forma lúdica: enquanto executam tarefas sobre assuntos como sexualidade, doenças sexualmente transmissÃveis, uso de álcool e outras drogas, racismo, violência e bullying, os alunos constroem o próprio conhecimento.
Desde 2012, o Galera teve a participação de mais de 20 mil estudantes. "A iniciativa é um esforço das secretarias de Saúde e Educação em abordar os conceitos do Programa Saúde na Escola no âmbito municipal, promovendo um movimento de construção de conhecimentos sob a alcunha de projeto cultural e educativo", diz Marina.
Outras informações podem ser obtidas neste site.
Andrea Brasil