Quinta unidade de saúde passa a atender até as 22h

23/01/2020 21:18
Cesar Lopes / PMPA
Executivo
Prefeito inaugurou horário estendido na Unidade de Saúde Diretor Pestana, no bairro Humaitá

Mais de 11 mil pessoas que residem na região Noroeste de Porto Alegre agora terão atendimento básico em saúde em horário estendido. Após um período de testes, iniciado na segunda-feira, 20, a partir desta quinta-feira, 23, a Unidade de Saúde Diretor Pestana (rua Dona Teodora, 1016 - bairro Humaitá) passou a ser a quinta a atender das 8h às 22h, sem fechar ao meio-dia. As demais são as unidades São Carlos (Partenon/Lomba do Pinheiro), Modelo (Centro), Tristeza (Sul) e Ramos (Norte). Juntas, elas já atenderam desde 2017 mais de 120 mil pessoas no turno entre 18h e 22h. Enquanto isso, 11 unidades atendem até as 20h.

A ampliação do turno de trabalho é uma das prioridades do prefeito Nelson Marchezan Júnior desde que assumiu a gestão em 2017. A estimativa é que oito postos operem em horário ampliado até fevereiro, com a inclusão das unidades 1ª de Maio (Divina Providência), Belém Novo e Morro Santana. Em média, cada posto efetua 3 mil atendimentos/mês, com índice de resolutividade de 86%.

“Esta é mais uma unidade administrada pela Santa Casa, uma parceira contratualizada, com servidores que eram do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf) e estão aqui atuando. Esperamos manter a média de outras unidades que, somente no horário estendido, chegam a 3 mil atendimentos a mais por mês”, ressalta o prefeito Nelson Marchezan Júnior. 

Conforme o secretário municipal adjunto de Saúde em exercício, Natan Katz, a US Diretor Pestana oferece assistência qualificada à população para solucionar problemas de atenção básica com mais objetividade e sem sofrimento. Ele observa que, enquanto em outros locais há redução de leitos, Porto Alegre segue aumentando vagas e prolongando o horário de funcionamento dos postos. “Investimos em tecnologia e inovação e, com isso, estamos reduzindo o tempo de consultas e exames”, reforça.

Redução nas internações - O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Alfredo Guilherme Englert, lembra que a instituição existe há 216 anos, sempre focada no atendimento à população. “Aceitamos o desafio do prefeito por acreditarmos que o objetivo deve ser reduzir as internações. Nos postos, podemos resolver muitos casos, evitando que as pessoas tenham de buscar atendimento na rede hospitalar”, destaca. Já o presidente da Câmara Municipal, Reginaldo Pujol, salienta que o prefeito está quebrando paradigmas e mostrando que é possível fazer uma boa gestão na saúde.

Na unidade de saúde, são mantidas três equipes de Saúde da Família, duas equipes de saúde bucal, três equipes de atenção primária (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) e uma equipe de atenção primária de saúde bucal (dentista e auxiliar de saúde bucal).

Também estiveram presentes o diretor-técnico e o gerente-executivo da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, respectivamente Ricardo Kroef e Fábio Camargo Etges; o vereador Alvoni Medina; o  representante do deputado federal Nereu Crispim, Nicolás Sánchez; o diretor-geral de Atenção Primária em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Tiago Frank; o gerente de Serviços da Unidade de Saúde Diretor Pestana, Rodrigo Mengue; o gerente distrital, em exercício, da Região Nordeste, Humaitá, Navegantes e Ilhas, Silvia Casagrande; representante da Associação Educadora São Carlos – Aesc e Coordenadora do Caps III Noroeste, Humaitá e Navegantes, Kaciely Jacino; o presidente da Associação Campos Verdes e conselheiro do Orçamento Participativo Região Humaitá-Navegantes, Ronaldo Ezequiel; o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Humaitá, Sandra Lucia Maciel; o Diretor-Geral de Operações da Rede de Saúde Divina Providência, José Clóvis Soares, e o Relações Institucionais da Associação das Empresas do Bairro Humaitá/Navegantes, Luciana Borba, além de lideranças da região. 

 

Paulo Fontoura

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes