Samu recebe mais de 13 mil ligações em fevereiro
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 13.884 ligações em fevereiro. Dessas, 39% se confirmaram atendimentos, totalizando 5.446 chamados para as equipes de socorristas. Os outros 61% dividiram-se em pedidos de informação fora do contexto de urgência e emergência em saúde (2.644 chamados), ligações interrompidas (2.035), ligações por engano (1.968), chamadas repetidas (647), trotes (557) e fora da área de abrangência do Samu (513).
Os pedidos de informação fora do contexto de urgência e emergência são o segundo maior motivo de contatos telefônicos. Nesses casos, as pessoas ligam para o 192, mas na verdade querem falar com outros serviços de emergência, como Bombeiros ou Brigada Militar.
Ao entrar em contato, é importante saber que o Samu atende situações de risco de vida. Para outras informações não relacionadas ao tema, o 192 não deve ser acionado, pois isso pode prejudicar o atendimento de quem precisa.
Em fevereiro, a maioria das ligações ocorreu por problemas clÃnicos de saúde (50,88%), seguido de traumáticos (30,35%), psiquiátricos (14,61%), de transporte (2,47%) e obstétricos (1,69%).
Aplicativo - É possÃvel acionar o serviço por aplicativo no celular, denominado Chamar 192, disponÃvel nos sistemas Android ou IOS. Após baixar o app, a pessoa deve fazer um cadastro informando os dados solicitados, que ficarão à disposição para ligações futuras. O aplicativo oferece a opção de escolha caso o chamado seja para outra pessoa.
Como utilizar o Samu de forma correta:
- Confirme se outra pessoa já não realizou o chamado para o 192.
- Diga ao telefonista o endereço completo, indicando pontos de referência (escolas, cruzamentos, supermercados, igrejas, etc.).
- Não desligue a ligação. Você falará com um médico em seguida.
- Diga seu nome e o que está vendo. Responda com calma às perguntas do médico.
- Em caso de acidente de trânsito, indique quantas vÃtimas há no local e se existe alguém preso no interior do veÃculo. Siga as orientações do médico enquanto aguarda a chegada do socorro. Peça para outra pessoa sinalizar para a ambulância quando o veÃculo estiver chegando ao local.
- Qualquer nova informação, ligue novamente para o 192 e relate as mudanças ocorridas.
Números de emergência:
Bombeiros – 193
Brigada Militar – 190
Defesa Civil – 199
EPTC – 118
Fala Porto Alegre – 156
PolÃcia Civil – 197
PolÃcia Rodoviária Federal – 191
PolÃcia Federal – 194
Samu – 192
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Gilmar Martins