Samu treina policiais civis para atendimento pré-hospitalar

29/06/2022 09:33
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Cerca de 20 profissionais participaram do primeiro encontro, que também prevê edições on-line

Orientações de atendimento em casos clínicos e de trauma antes da chegada da equipe de saúde, como reanimação cardiopulmonar, desengasgo e controle de sangramentos graves, estão entre os assuntos tratados em treinamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) voltado a policiais civis. O programa de aulas começou na noite de terça-feira, 28, na sede localizada na avenida Ipiranga. Cerca de 20 profissionais participaram do primeiro encontro, que prevê edições on-line e aulas práticas com o objetivo de treinar um total de 250 policiais. 

Conforme o coordenador médico do Núcleo de Educação Permanente, Fabiano Barrionuevo, a ideia é reduzir danos à vida até a chegada de uma equipe de socorro do Samu. “Tais ações refletem diretamente na prevenção de danos secundários ao trauma ou evento clínico, preparando os profissionais para a possível necessidade de socorrer a população ou um colega em ocorrências policiais”, avalia. A abordagem traz orientações sobre o atendimento imediato à vítima, incluindo temas como lesões, contusões e ferimentos por projetil de arma de fogo ou arma branca. 

Após o treinamento, os policiais serão cadastrados no aplicativo Coração no Ritmo Certo. Lançado em 2019, o projeto foi retomado após interrupção devido à pandemia de Covid-19. “O objetivo do app é a geolocalização de pessoas treinadas e cadastradas pelo Samu para que possam ser acionadas e atuem diante de situação de paradas cardiorrespiratórias”, explica Barrionuevo. Dessa forma, podem iniciar as manobras de suporte básico de vida até a chegada do socorro, aumentando as chances de sobrevivência da vítima.

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes