Saúde acompanha processo de liberação para vacinar crianças contra Covid-19
Com a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de liberar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19 com a Pfizer, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que o início da operacionalização depende da análise das especificidades técnicas da vacina, capacitação específica para a rede de vacinadores e chegada dos imunobiológicos.
O diretor da Diretoria de Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, ressalta que esses pontos são essenciais para o início do processo de vacinação de crianças. O público estimado em Porto Alegre, de acordo com a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de população/2020, é de cerca de 120 mil crianças na faixa dos 5 aos 11 anos.
A enfermeira chefe do Núcleo de Imunizações Zona Sul da SMS, Renata Capponi, frisa, no entanto, que o fato de a bula da vacina ter sido aprovada pela Anvisa para uso na faixa etária não é suficiente para que o público seja imunizado. “É necessário que o Ministério da Saúde adquira a vacina e, depois, inclua o grupo no Plano Nacional de Imunização contra Covid-19, o que é condição para que a vacina seja incorporada à campanha de vacinação”, destaca.
Lissandra Mendonça