Saúde contabiliza 162 casos de dengue contraídos na cidade
A Capital contabiliza 171 casos de dengue, sendo 162 contraídos aqui na cidade, em 2019, e nove importados (pacientes com histórico de viagem para fora do Rio Grande do Sul). Há 79 notificações aguardando resultado de exames laboratoriais. O número foi atualizado nesta segunda-feira, 6, pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis.
Dos 162 casos autóctones, 159 são da Zona Norte da cidade. Desses, 140 foram confirmados no bairro Santa Rosa de Lima; dez no Jardim Floresta; seis no Jardim Lindoia; um caso no Cristo Redentor; um no Sarandi e um no Rubem Berta. Na região central da cidade, há três casos no bairro Floresta.
Desde março, o Núcleo de Vigilância de Roedores e Vetores da SMS realiza ações de pulverização de inseticida (chamado boqueio de transmissão) nas áreas com autoctonia, visando à diminuição da população de mosquitos Aedes aegypti e, dessa forma, diminuindo o risco de transmissão viral nos locais. O médico veterinário Luiz Felippe Kunz Júnior informa que 44 ações de inseticida foram feitas, sendo 40 bloqueios no Santa Rosa de Lima, com 5.177 imóveis abrangidos. Jardim Floresta e Jardim Lindoia somam três ações, com 394 imóveis. No bairro Floresta, foi feito um bloqueio, com 62 imóveis abrangidos.
O balanço desta segunda-feira também inclui dados sobre denúncias de focos de mosquito Aedes aegypti e fiscalização ambiental. A bióloga Fabiana Ninov, chefe da Equipe de Fiscalização Ambiental da SMS, informa que a equipe recebeu, via serviço 156, um total de 546 denúncias.
“Além dessas denúncias dos cidadãos, outras informações, trazidas a partir de visitas de agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde a locais com transmissão autóctone, elevam para 1.045 o número de fiscalizações e orientações a comunidades, das quais 721 no bairro Santa Rosa de Lima”, destaca. Quinze notificações foram emitidas e um auto de infração, lavrado.
Na terça-feira, 7, a SMS voltará ao bairro Santa Rosa de Lima para aplicar inseticida, a partir das 9h30. O local será informado na terça-feira pela manhã.
Gilmar Martins