Saúde desenvolve curso para cuidadores informais
Com o objetivo de proporcionar formação a pessoas responsáveis por cuidar de pessoas com dificuldade de locomoção, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove o 2º módulo do Curso de Qualificação de Cuidadores Informais de Pacientes Dependentes. Na tarde desta segunda-feira, 29, cerca de 20 participantes compareceram à sede da escola do Grupo Hospitalar Conceição (avenida Francisco Trein, 326) para mais uma aula. A iniciativa conta com a parceria das áreas técnicas do Idoso e da Pessoa com Deficiência da SMS, junto com a Escola do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). (Fotos)
Em virtude do crescimento do número de idosos e de pessoas com doenças crônicas degenerativas na Capital, a fisioterapeuta da SMS, Janete Mengue, afirma que qualificações desse tipo são cada vez mais necessárias. “Qualquer pessoa, de uma hora para outra, pode vir a se tornar cuidadora de alguém. Estar capacitado para isso é essencial para proporcionar o bem-estar do paciente”, afirma. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), idosos já representam 15,04% da população de Porto Alegre.
O curso funciona como política de desospitalização e trabalha juntamente com o Programa Melhor em Casa, estratégia para pacientes com necessidades de reabilitação ou recuperação pós-cirúrgica, que podem receber assistência multiprofissional gratuita em casa. As aulas são voltadas a pessoas que já realizam o trabalho de cuidador de maneira informal, mas que não têm uma formação profissional específica na área da saúde. No conteúdo, constam noções de higiene e conforto, uso correto de medicações, cuidados com o manuseio do acamado, entre outros.
O curso tem carga horária total de 45 horas e é realizado nas segundas-feiras, em nove encontros quinzenais. Conforme a fisioterapeuta, a ideia é que as aulas aconteçam com mais frequência e abranjam cada vez mais participantes. “Todos que participam saem daqui felizes com o que aprendem. Além de aplicarem os ensinamentos na prática do dia a dia, eles também exercem o papel de multiplicadores das informações aqui adquiridas”, comenta Janete.
Denise Righi