Saúde faz ações de prevenção à febre amarela no Extremo Sul da cidade

13/08/2021 08:45

A Secretaria Municipal de Saúde fará ações de prevenção à febre amarela na região Extremo Sul da Capital nesta sexta-feira, 13. Haverá abordagens no bairro Lami e Belém Novo, no turno da tarde. No Lami, profissionais da Unidade de Saúde Lami farão visitas ao comércio local, com saída da rótula da Estrada Varejão, a partir das 13h. No Belém Novo, a abordagem será na Vila da Amizade, a partir das 14h30, com agentes de combate a endemias.

A intenção das ações é orientar a comunidade em relação à confirmação de casos de febre amarela em primatas não humanos - especificamente bugios - nas regiões e sobre a importância da vacinação contra febre amarela para a população dos bairros. Nas visitas, os profissionais das unidades de saúde poderão verificar a situação vacinal da população. 

As ações acontecem após a confirmação da morte por febre amarela de quatro bugios no primeiro semestre de 2021, todos nos bairros Lami e Lageado. 

A febre amarela é uma doença prevenível com vacina, por isso, a recomendação é de que a rede de saúde e os cidadãos estejam atentos para a atualização da carteira de vacinação. A imunização contra febre amarela está disponível em todas as salas de vacina da rede municipal. Pessoas vacinadas contra Covid-19 devem fazer intervalo de pelo menos 14 dias entre as doses da Covid-19 e febre amarela.  

Patrícia Coelho

Gilmar Martins