Saúde informa aplicação de inseticida na zona Norte

18/04/2019 08:31
Eduardo Beleske/PMPA
SAÚDE
Bairro Santa Rosa de Lima concentra maior parte dos casos autóctones

Nova operação para aplicar inseticida no bairro Santa Rosa de Lima será realizada na manhã de quinta-feira, 18. A Secretaria Municipal de Saúde realiza as pulverizações para diminuir a população de mosquitos Aedes aegypti adultos na região, que concentra a maior parte dos casos autóctones (contraídos na cidade) de dengue confirmados em Porto Alegre em 2019. A ação será nos seguintes locais, a partir das 9h30:

- Trecho do Beco Dois - Rua João Paris;

- Trecho da av. Bernardino Silveira Pastoriza, lado par, entre a rua Luiz Domingos Ramos e a av. Bernardino Oliveira Paim.

“Com população de Aedes aegypti menor, diminui o risco de transmissão viral de pacientes infectados para mosquitos sãos e, depois, dos mosquitos infectados para pessoas saudáveis”, explica o médico veterinário Luiz Felippe Kunz Júnior, da Equipe de Vigilância de Roedores e Vetores da SMS.

Os técnicos da Saúde também pedem que os moradores eliminem focos de água parada, evitando, assim, novos criadouros para o mosquito vetor. O médico veterinário explica que as fêmeas do Aedes aegypti picam as pessoas porque precisam de sangue para amadurecer os ovos. Depois de postos, esses ovos podem ficar até 500 dias em ambiente seco, mas, ao entrarem em contato com a água, vão eclodir e, no espaço de uma semana a dez dias, a larva vira pupa e depois inseto alado.

“Por isso é importante que a comunidade revise pátios, vasos, ralos, calhas, elimine criadouros e descarte resíduos e objetos que não têm utilidade, pois podem acumular água, servindo, assim, como local para a fêmea colocar os ovos, iniciando um ciclo de vida de novas gerações de mosquitos”, exalta.

De acordo com os dados da SMS divulgados na segunda-feira, 15, a Capital tem 55 casos autóctones de dengue em 2019, dos quais 53 no bairro Santa Rosa de Lima. Os números estão sujeitos à revisão, pois, até segunda-feira, havia 49 casos em investigação.   

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes