Saúde participa de capacitação para atendimento à população LGBT

04/04/2019 18:37

 No intuito de qualificar a assistência em saúde da população LGBT, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa da 3ª edição do curso de promotores da saúde LGBT Agentes da Diversidade Sexual e de Gênero no SUS. A abertura ocorreu nesta quinta-feira, 4, no auditório da Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e contou com a presença de representantes do Ministério Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, SMS e UFRGS. 

A assessora técnica de Saúde Integral LGBTQI+ da SMS destaca a importância da qualificação para os servidores municipais. “Queremos formar agentes que estimulem os colegas a debater o tema para qualificar o acesso e a atenção à saúde das pessoas LGBT, estimulando a equipe com discussões e atividades nos territórios das unidades de saúde”, afirma Simone Ávila. 

Segundo ela, a política LGBTQI+ da SMS tem desenvolvido diversas ações desse tipo, a fim de preparar os profissionais nas unidades de saúde a receberem pacientes LGBT sem discriminação ou preconceito. “Exemplo disso é o projeto Transdiálogos, que faz parte de uma estratégia de educação continuada junto às equipes dos postos, na qual a ideia é estimular um atendimento que seja qualificado e atenda às especificidades desse público, entre elas o respeito ao nome social”, comenta.

Ao todo, 51 profissionais da Atenção Primária em Saúde da Capital se inscreveram na formação. O curso tem a totalidade de 60 horas, sendo 24 horas presenciais e 36 EAD, por meio da plataforma Moodle. A iniciativa da UFRGS, em parceria com as secretarias Estadual e Municipal de Saúde, busca trabalhar conceitos sobre gênero, identidade de gênero e orientação sexual.

 

Lucas Souza (estagiário) / Supervisão: Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes