Saúde promove ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose

22/03/2022 17:00

As primeiras ações alusivas ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado dia 24 de março, aconteceram nesta terça, 22, em dois locais: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP 1) e na Câmara Municipal de Porto Alegre (CMPA).  As atividades são promovidas pela equipe do Programa Municipal de Controle à Tuberculose da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Participantes também puderam realizar rastreamento e coleta de amostra de escarro

Durante a manhã, das 9h às 11 horas, no Centro Pop 1, que fica na av. João Pessoa, a equipe da Unidade de Saúde Modelo atendeu a comunidade frequentadora do local. Foram realizadas diversas atividades lúdicas relacionadas à importância do diagnóstico precoce e da continuidade no tratamento da tuberculose. De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose da Coordenadoria da Atenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis da SMS, Cristina Bettin Waechter, pessoas em situação de rua apresentam 56 vezes mais chances de contaminação. “É preciso uma atenção especial a este público e uma ação integrada entre saúde e assistência social”, destaca. Os participantes também puderam realizar rastreamento e coleta de amostra de escarro. O tratamento para a doença tem duração de seis meses e é disponibilizado nas Unidades de Saúde do Município.   

No período da tarde, às 14h, no Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa, aconteceu a palestra “Tuberculose e populações vulneráveis em tempos de pandemia”. O evento, sediado na Câmara Municipal, reuniu profissionais da área da saúde, assistência social e demais interessados no tema. Na oportunidade, foram apresentadas ações integradas do Sistema Único de Saúde (SUS) e Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Conforme a Organização Mundial da Saúde, a tuberculose continua sendo a doença infecciosa mais mortal do mundo. Em 2018, dez milhões de pessoas adoeceram e 1,5 milhão de pessoas perderam a vida pela doença. “Estima-se que um quarto da população mundial está infectada com o bacilo da tuberculose. Essas pessoas não estão doentes ou contagiosas; no entanto, correm um risco maior de desenvolver a doença, especialmente aquelas que têm um sistema imunológico enfraquecido”, acrescenta Cristina. 

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo cobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Ela afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos ou sistemas. Os principais sintomas são tosse por três semanas ou mais, febre baixa, suor noturno e emagrecimento. Na população em situação de rua, considera-se tosse como suspeita, independentemente do tempo.

Programação:

Quinta, 24:
-das 9h às 11h: 
Centro POP 2 (rua Gaspar Martins, 114, Floresta) 
Centro POP 3 (av. França, 496, Navegantes) 
- Turno da tarde:
Plenária do Conselho Estadual de Saúde do RS
Tema: Recursos, implantação de normativas e políticas e execução das ações em tuberculose
Local: Virtual 

Quarta, 30:
-10h: Lançamento da 5ª edição do livro “Tuberculose na Atenção Primária”, organizado pela Gerência de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (GHC)
Local: Auditório Jahyr Boeira de Almeida, Centro Administrativo do GHC
 

Cláudia Fleury

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes