Saúde retorna à Vila São José para pulverização de inseticida nesta segunda-feira
Nova operação para aplicar inseticida em parte de ruas da Vila São José será realizada nesta segunda-feira, 13, no turno da manhã, a partir das 9h. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância em Saúde (DVS), pretende diminuir a quantidade de mosquitos Aedes aegypti adultos na região, reduzindo, desta forma, o risco de transmissão do vírus da dengue entre residentes do bairro.
Estarão no local responsáveis técnicos da DVS, acompanhados por agentes de combate a endemias identificados com coletes e crachás da SMS e profissionais da empresa terceirizada contratada pela prefeitura para aplicação do inseticida. O ponto de encontro e de partida da operação será a rua Ernesto Araújo, na altura do número 95. Receberão o inseticida trechos de seis ruas: Ernesto Araújo, Pereira Ibiapina, Beco E Vila Vargas, Martins de Lima, Vidal de Negreiros e Guarani.
De acordo com dados da vigilância epidemiológica da SMS, até a manhã desta sexta-feira, 10, há 29 casos confirmados de dengue na cidade, sendo 14 importados de outras cidades (pacientes com histórico de viagem) e 15 autóctones – contraídos em Porto Alegre. Desses 15, dez são de pacientes que residem na zona Leste, mais especificamente nos bairros Vila São José e Vila João Pessoa. Nesta semana, duas operações para aplicação de inseticida foram realizadas nos bairros.
A pulverização de inseticida é realizada pela prefeitura para diminuir ou interromper o ciclo de transmissão viral em uma região, ao reduzir a densidade de mosquitos adultos na respectiva área. A aplicação é chamada "controle químico" de mosquitos adultos. Como não se trata de uma ação para "desinsetização" de alguma área, não é possível solicitar aplicação do inseticida à prefeitura. Saiba mais aqui.
A operação é realizada mediante avaliação técnica da DVS/SMS. “Ressaltamos que a ação mais efetiva a ser feita nas comunidades é a eliminação de depósitos de água parada que servem como criadouros, para evitar o nascimento de novos mosquitos”, destaca a diretora adjunta da DVS, Fernanda Fernandes.
Sintomas – Pessoas que apresentem sintomas compatíveis com a dengue – febre alta (a partir de 38º), acompanhada de dor de cabeça e dor no corpo ou náuseas e vômitos – devem buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima da sua residência. Não é recomendada automedicação, pois alguns medicamentos podem agravar o quadro clínico do paciente. Dengue é uma doença séria, que pode apresentar quadros brancos ou graves e até levar a óbito.
Andrea Brasil