SUS vacina 2.725 gestantes contra a bronquiolite em Porto Alegre
O número de doses aplicadas da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em gestantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) chega a 2.725 em Porto Alegre entre 9 de dezembro, quando a vacinação começou a ser feita pelo SUS, e 28 de janeiro. O número corresponde 43% do total de doses recebidas pela Equipe de Imunizações da Secretaria de Saúde da Capital e é considerado positivo. A vacina protege contra a bronquiolite e está disponível em todas as unidades de saúde para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.
A enfermeira Renata Capponi, chefe da Equipe, lembra que até dezembro a vacina estava disponível para gestantes somente na rede privada, com preço médio de R$ 1,5 mil a dose. “A adesão à dose nos demonstra o interesse de gestantes em garantir a sua proteção e de bebê”, diz.
A dose é única e indicada para gestantes de qualquer idade sem limite da idade gestacional. Ela deve ser feita a cada gestação.
De acordo com o Ministério da Saúde, pesquisas clínicas mostraram que a vacinação de gestantes teve eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês, garantindo proteção até os seis meses de vida dos bebês.
O vírus sincicial respiratório é um dos principais vírus associados à bronquiolite e um dos principais causadores de infecções respiratórias em recém-nascidos e crianças pequenas, sobretudo bebês. A bronquiolite é a inflamação dos bronquíolos — pequenas e finas ramificações dos brônquios, que transportam o oxigênio até o tecido pulmonar.
Gilmar Martins