Unidades de saúde fazem mais de 2,9 milhões de atendimentos em 2021
As unidades de saúde de Porto Alegre realizaram mais de 2,9 milhões de atendimentos individuais ao longo do ano. O número inclui 826 mil atendimentos médicos, 1,4 milhão de enfermagem e 693 mil de cirurgião-dentista. Os dados são da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e correspondem ao período de janeiro até 16 de dezembro de 2021.
Entre as iniciativas inovadoras, destaca-se o projeto de mediadores interculturais, criado para facilitar o acesso de imigrantes que residem na Capital às unidades de saúde e hospitais, reduzindo a barreira linguística e cultural. Para fazer os atendimentos, foram contratados três profissionais, dois haitianos e um senegalês. “Os mediadores interculturais desenvolvem um trabalho que transcende a simples tradução, decodificando não apenas termos entre nacionalidades, mas culturas e hábitos dos cuidados em saúde entre nações”, explica a coordenadora da Área Técnica de Saúde do Imigrante da Atenção Primária, Rita Buttes. Em dois meses de atendimento, 108 imigrantes foram beneficiados com o programa, desenvolvido desde 27 de outubro.
Na área de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, Porto Alegre foi a quarta capital do país a integrar o projeto A Hora é Agora, que tem o objetivo de ampliar o acesso à testagem de populações vulnerabilizadas por meio de autoteste de fluido oral ou por uma gota de sangue. Além disso, foi retomado o Projeto SIM, que leva testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C a bairros da cidade com uma unidade móvel. Com recursos do Ministério da Saúde, é desenvolvido em parceria com o Hospital Moinhos de Vento.
Atendimento por Whatsapp - Ainda como forma de ampliar e facilitar o acesso aos serviços, 134 unidades de saúde receberam aparelhos celulares com o aplicativo para melhorar a comunicação com os usuários via Whatsapp. “A ideia é oferecer mais um canal de comunicação com os usuários, principalmente para demandas administrativas, como dúvidas sobre procedimentos realizados nas unidades, agendamentos, pontos de vacinação, tempo de espera de consulta especializada e de exames”, destaca a diretora de Atenção Primária, Caroline Schirmer.
Em ação voltada ao público feminino pelo Outubro Rosa, houve um aumento de 60% nas solicitações de mamografia feitas em unidades de saúde e no WhatsApp na comparação com o mês de setembro. No período, foram agendados 615 exames para detectar o câncer de mama pelo aplicativo. A equipe da SMS recebeu cerca de 800 mensagens, incluindo de mulheres que não se enquadravam no público-alvo. Agora, as solicitações de mamografias podem ser feitas diretamente no WhatsApp da unidade de saúde de referência, onde as mulheres também têm acesso a outros exames preventivos.
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Fabiana Kloeckner