Unidades de saúde fazem mais de 2,9 milhões de atendimentos em 2021

06/01/2022 10:47
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Mediadores interculturais facilitam o acesso de imigrantes que residem na Capital às unidades de saúde

As unidades de saúde de Porto Alegre realizaram mais de 2,9 milhões de atendimentos individuais ao longo do ano. O número inclui 826 mil atendimentos médicos, 1,4 milhão de enfermagem e 693 mil de cirurgião-dentista. Os dados são da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e correspondem ao período de janeiro até 16 de dezembro de 2021.

Entre as iniciativas inovadoras, destaca-se o projeto de mediadores interculturais, criado para facilitar o acesso de imigrantes que residem na Capital às unidades de saúde e hospitais, reduzindo a barreira linguística e cultural. Para fazer os atendimentos, foram contratados três profissionais, dois haitianos e um senegalês. “Os mediadores interculturais desenvolvem um trabalho que transcende a simples tradução, decodificando não apenas termos entre nacionalidades, mas culturas e hábitos dos cuidados em saúde entre nações”, explica a coordenadora da Área Técnica de Saúde do Imigrante da Atenção Primária, Rita Buttes. Em dois meses de atendimento, 108 imigrantes foram beneficiados com o programa, desenvolvido desde 27 de outubro. 

Na área de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, Porto Alegre foi a quarta capital do país a integrar o projeto A Hora é Agora, que tem o objetivo de ampliar o acesso à testagem de populações vulnerabilizadas por meio de autoteste de fluido oral ou por uma gota de sangue. Além disso, foi retomado o Projeto SIM, que leva testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C a bairros da cidade com uma unidade móvel. Com recursos do Ministério da Saúde, é desenvolvido em parceria com o Hospital Moinhos de Vento.

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Em outubro, houve aumento de 60% nas solicitações de mamografia em unidades de saúde e no WhatsApp

Atendimento por Whatsapp - Ainda como forma de ampliar e facilitar o acesso aos serviços, 134 unidades de saúde receberam aparelhos celulares com o aplicativo para melhorar a comunicação com os usuários via Whatsapp. “A ideia é oferecer mais um canal de comunicação com os usuários, principalmente para demandas administrativas, como dúvidas sobre procedimentos realizados nas unidades, agendamentos, pontos de vacinação, tempo de espera de consulta especializada e de exames”, destaca a diretora de Atenção Primária, Caroline Schirmer. 

Em ação voltada ao público feminino pelo Outubro Rosa, houve um aumento de 60% nas solicitações de mamografia feitas em unidades de saúde e no WhatsApp na comparação com o mês de setembro. No período, foram agendados 615 exames para detectar o câncer de mama pelo aplicativo. A equipe da SMS recebeu cerca de 800 mensagens, incluindo de mulheres que não se enquadravam no público-alvo. Agora, as solicitações de mamografias podem ser feitas diretamente no WhatsApp da unidade de saúde de referência, onde as mulheres também têm acesso a outros exames preventivos.

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Vanessa Conte

Fabiana Kloeckner