Vigilância alerta para cuidados com doenças transmitidas por insetos em viagens

26/07/2022 14:00

Os moradores de Porto Alegre que se deslocarem para áreas com transmissão de arboviroses (doenças transmitidas por insetos), como dengue, zika e chikungunya, devem manter os cuidados com a transmissão dos vírus. O alerta é da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), principalmente para quem for viajar para as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil e, também, o interior e litoral gaúchos. Confira a situação do país no boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

A preocupação da DVS é que os viajantes retornem infectados e, na eventual presença do mosquito Aedes aegypti, contaminem o vetor através de uma picada, dando início ao processo de infecção no inseto e aumentando o risco de transmissão do vírus na cidade. No retorno a Porto Alegre é importante estar atento aos sintomas das doenças e, na dúvida, procurar um serviço de saúde para atendimento imediato. 

Viajantes ou responsáveis por crianças com sintomas devem avisar o profissional de saúde no momento do atendimento sobre viagem a áreas com transmissão da doença, pois, a partir da suspeita e da notificação, a DVS adota medidas de combate ao vetor e eliminação de criadouros.

Recomendação - Quem viajar para áreas com a doença, deve adotar medidas de proteção individual, como utilização de repelente e uso de roupas que protejam as áreas mais expostas do corpo. Acesse aqui orientações para o período de viagens na residência ou cuidados pessoais.

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça