Vigilância Sanitária acompanha operação da Polícia Federal na Capital

25/08/2022 14:16
Divulgação SMS/PMPA
SMS
Técnicos e peritos da PF recolheram documentos no local

Servidores da Unidade de Vigilância Sanitária (UVS) e da diretoria da Vigilância em Saúde da Capital (DVS/SMS) acompanharam na manhã desta quinta-feira, 25, a Operação Duplo-Cego da Polícia Federal (PF), em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF). A ação consistiu no cumprimento de mandado de busca e apreensão executado no Hospital da Brigada Militar, em decorrência da investigação coordenada pelo MPF, acerca de irregularidades em estudo feito com o uso da substância proxalutamida contra Covid-19.

De acordo com a gerente da UVS, Paula Rivas, durante a busca e apreensão no hospital, não foram encontradas as substâncias. “No entanto, técnicos e peritos da PF colheram informações e demais arquivos importantes para a investigação, contidos no controle de dispensação da farmácia hospitalar e prontuários médicos”, destaca.

O estudo científico tinha o objetivo de testar o efeito desta substância contra a Covid-19.  A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) não havia autorizado o estudo nesta instituição, portanto estando irregular. A substância foi utilizada em pacientes para o tratamento de Covid-19 no referido hospital.

  

 

Patrícia Coelho

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes