Ação prende mulher por maus-tratos aos animais no bairro Farrapos
Uma mulher de 23 anos foi presa na tarde desta terça-feira, 5, em ação integrada de combate ao crime de maus-tratos aos animais. A ofensiva, realizada no bairro Farrapos, mobilizou servidores da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), Gabinete da Causa Animal (GCA) e efetivo da 5ª Delegacia de Polícia Civil.
A suspeita havia sido alvo de denúncia via sistema 156, dando conta de que ela era a tutora de dois cães com suspeita de cinomose. Os animais - que não recebiam o tratamento adequado - foram resgatados após a constatação de sintomas como tremores, vômito e diarreia.
“Toda a ação foi acompanhada por uma médica veterinária da prefeitura. No local, constatamos que o ambiente onde os cães permaneciam estava bastante sujo. Os animais dividiam o espaço com caixotes de madeira e outros resíduos”, afirma o secretário de Segurança Adjunto, Comissário Zottis.
“Os animais deverão passar por avaliação de saúde e, após castração, serão disponibilizados para adoção responsável”, complementa a secretária municipal da Causa Animal, Patrícia Martins.
A investigada foi conduzida à delegacia para a efetivação da prisão. Os cães foram levados à Unidade de Saúde Animal Vitória (USAV) para tratamento.
Denúncias - A população pode auxiliar no trabalho das forças de segurança e fiscalização por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas pelo telefone 153 ou no aplicativo 156+POA. A central funciona 24 horas por dia, a partir do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), e aceita ligações anônimas.
Cristiano Vieira