Chuva causa alagamentos em vias e transbordamento de arroio
A chuva que caiu na tarde desta sexta-feira, 26, em Porto Alegre causou alagamentos de vias e transbordamentos de arroios. Em uma hora choveu 6,4 milÃmetros, em 24 horas foram 20,6, que é o equivalente a um terço do acumulado do mês de novembro.
As equipes de fiscalização e elétrica da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) foram deslocadas para os pontos mais crÃticos e com mais risco de acidentes. Foram registrados locais com acúmulo de água, mas sem bloqueio total. Entre os pontos de inundações, estão os trechos da av. Assis Brasil com a rua EmÃlio Lúcio Esteves, da av. da Azenha, próximo à av. Oscar Pereira, da rua Sarmento Leite esquina rua Engenheiro Luiz Englert, da av. Farrapos com a rua Santo Antônio e na av. Voluntários com a Barros Cassal. Há um semáforo registrado em amarelo piscante também na Voluntários com a Garibaldi.
Até o momento foram informadas duas quedas de vegetais, uma sobre o passeio público, na rua Coronel Bordini, causando bloqueio parcial, e outra sobre uma parada de ônibus, na rua Professor Cristiano Fischer.
A Defesa Civil Municipal atendeu uma ocorrência do transbordamento de um arroio no bairro Teresópolis. Foi constatado acumulo de lixo no local, o que dificultou o escoamento do córrego alagando algumas casas que ficam a margem do talude. Os agentes orientaram os moradores e disponibilizaram cobertores e colchões.
O evento climático também gerou falta de energia elétrica e a consequente parada da estação de bombeamento São Jorge 2. Os bairros Vila Nova e Belém Novo poderão ter seu abastecimento afetado. A estação que abastece Santa Tereza segue ainda parada para recuperar nÃvel.
Pede-se a colaboração da população para que faça o registro das demandas, via 156, a fim de que os técnicos das secretarias tomem conhecimento dos casos, com posterior envio das equipes. Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (193).
Gilmar Martins