Defesa Civil registrou mais de 800 atendimentos em 2022

09/01/2023 16:11

Responsável pelo planejamento, mobilização e gestão das ações de prevenção, preparação e resposta aos desastres e emergências, a Defesa Civil municipal encerrou o ano de 2022 com 857 atendimentos realizados. Destes, mais da metade foi em ações de prevenção, vistoria, mapeamento de áreas de risco e apoio a outros órgãos. Ainda foram registradas ocorrências relativas a alagamentos, incêndios, deslizamento de solo, queda de vegetal, dano à residência, entre outros.

“Por meio da Defesa Civil são concretizadas as ações para minimizar os desastres e dar pronta resposta à comunidade, buscando reduzir ao máximo a intensidade dos danos e prejuízos consequentes de desastres e emergências”, explicou o secretário municipal de Segurança, Mario Ikeda.

Durante o ano passado, o órgão desenvolveu diversas ações de prevenção, como o Plano de Contingências de Proteção e Defesa Civil de Porto Alegre e o Plano de Ações Emergenciais de Proteção e Defesa Civil em Áreas de Muito Alto Risco, documento desenvolvido pela Defesa Civil, com os órgãos que compõem a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae). Além disso, a entidade realizou, em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), uma ação de vistoria técnica para atualização do mapeamento das áreas de risco (AR). A última revisão havia ocorrido em 2013 e identificou 199 ARs.

“Trabalhamos constantemente na definição de planos e procedimentos que visem à prevenção, socorro e assistência da população e na mitigação dos eventos adversos em áreas de risco, sempre visando salvaguardar a vida”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues.

Atendimento da Defesa Civil em 2022

- 63 Incêndios;
- 13 Alagamentos ou Inundações;
- 199 Danos ou quedas (vegetação ou habitação);
- 110 Deslizamentos/ Rolamentos (solo ou rocha);
- 438 Atividades técnicas e apoio a outros órgãos;
- 23 outras ações.

Em caso de dúvidas, ocorrências ou emergências ligue para Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). 

 

Bárbara Barbieri

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes