Defesa Civil registrou mais de 800 atendimentos em 2022

09/01/2023 16:11

Respons√°vel pelo planejamento, mobiliza√ß√£o e gest√£o das a√ß√Ķes de preven√ß√£o, prepara√ß√£o e resposta aos desastres e emerg√™ncias, a Defesa Civil municipal encerrou o ano de 2022 com 857 atendimentos realizados. Destes, mais da metade foi em a√ß√Ķes de preven√ß√£o, vistoria, mapeamento de √°reas de risco e apoio a outros √≥rg√£os. Ainda foram registradas ocorr√™ncias relativas a alagamentos, inc√™ndios, deslizamento de solo, queda de vegetal, dano √† resid√™ncia, entre outros.

‚ÄúPor meio da Defesa Civil s√£o concretizadas as a√ß√Ķes para minimizar os desastres e dar pronta resposta √†¬†comunidade, buscando reduzir ao m√°ximo a intensidade dos danos e preju√≠zos consequentes de desastres e emerg√™ncias‚ÄĚ, explicou o secret√°rio municipal de Seguran√ßa, Mario Ikeda.

Durante o ano passado, o √≥rg√£o desenvolveu diversas a√ß√Ķes de preven√ß√£o,¬†como o Plano de Conting√™ncias de Prote√ß√£o e Defesa Civil de Porto Alegre e o Plano de A√ß√Ķes Emergenciais de Prote√ß√£o e Defesa Civil em √Āreas de Muito Alto Risco, documento desenvolvido pela Defesa Civil, com os √≥rg√£os que comp√Ķem a Comiss√£o Permanente de Atua√ß√£o em Emerg√™ncias (Copae). Al√©m disso, a entidade realizou, em parceria com o Servi√ßo Geol√≥gico do Brasil (CPRM), uma a√ß√£o de vistoria t√©cnica para atualiza√ß√£o do mapeamento das √°reas de risco (AR). A √ļltima revis√£o havia ocorrido em 2013 e identificou 199 ARs.

‚ÄúTrabalhamos constantemente na defini√ß√£o de planos e procedimentos que visem √† preven√ß√£o, socorro e assist√™ncia da popula√ß√£o e na mitiga√ß√£o dos eventos adversos em √°reas de risco, sempre visando salvaguardar a vida‚ÄĚ, destacou o coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues.

Atendimento da Defesa Civil em 2022

- 63 Incêndios;
- 13 Alagamentos ou Inunda√ß√Ķes;
- 199 Danos ou quedas (vegetação ou habitação);
- 110 Deslizamentos/ Rolamentos (solo ou rocha);
- 438 Atividades técnicas e apoio a outros órgãos;
- 23 outras a√ß√Ķes.

Em caso de d√ļvidas,¬†ocorr√™ncias ou emerg√™ncias ligue¬†para Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).¬†

B√°rbara Barbieri

Cristiano Vieira