Melo visita famílias afetadas pelo temporal na Vila dos Sargentos

07/03/2022 17:49
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Além de representantes da prefeitura, vistoria contou com diversos órgãos públicos

O prefeito Sebastião Melo liderou uma vistoria, na tarde desta segunda-feira, 7, na Vila dos Sargentos, localizada no bairro Serraria. A comunidade foi duramente castigada pelo temporal deste domingo, 6. A vistoria contou com a presença  de representantes de diversos órgãs públicos, assim como do Ministério Público e da CEEE Equatorial.

Melo conversou com as famílias e caminhou pelas ruas Nelson Dalmas, Walmir Porto e Carlos Artur de Freitas, conhecida como comunidade Terra Nostra, as mais atingidas. Nesta região da Capital, 120 casas foram destelhadas e 22 ficaram destruídas. 

“Fomos até o local para levar nossa solidariedade às famílias. Determinamos a compra de telhas e estamos distribuindo cestas básicas para os moradores que precisam. A curtíssimo prazo nossa tarefa é dar conforto a todos que necessitam. A prefeitura não deixará o local até que todos sejam atendidos. Juntos, vamos superar essas dificuldades” - Prefeito Sebastião Melo.

Para o melhor atendimento, a prefeitura está montando um ponto de apoio para atendimento às famílias na sede da antiga Unidade de Saúde da Família do bairro. 

Conforme dados do Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), nas últimas 48 horas choveu 60,8 milímetros, que representa mais da metade da média de março (92,2 milímetros).

Giulian Serafim / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Conforme levantamento da prefeitura, 120 casas foram destelhadas e 22 ficaram destruídas

Força-tarefa - Em função do vendaval, as equipes da Defesa Civil Municipal seguem atendendo diversos chamados pela cidade. Além do bairro Serraria, mais de 65 casas também ficaram destelhadas no Santa Tereza e outras 10 espalhadas pelo restante da Capital. Mais de 1.380 mil metros quadrados de lona foram distribuídos e 62 kits emergenciais.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), está atuando na remoção dos resíduos decorrentes do temporal. Uma equipe de 52 pessoas com auxílio de cinco caminhões e uma retroescavadeira estão retirando restos de galhos, telhas e madeiras.

Até à tarde desta segunda-feira já foram removidos o equivalente a 17 caçambas de resíduos. Três equipes da empresa terceirizada que realiza o serviço de podas estão trabalhando no recolhimento de galhos e supressão de árvores. Foram contabilizadas 28 árvores caídas na região.

As equipes do Departamento Municipal de Habitação estão realizando o cadastro das famílias que vivem na região. O departamento também está doando 400 telhas para a reconstrução das residências mais atingidas.

Os animais da região foram atendidos pela equipe do Gabinete da Causa Animal, que avaliou a situação de vários cachorros no local, com aplicação de medicamento antipulga. Foram resgatados dois cães que se encontravam em situação de extremo risco de morte, embaixo de escombros de uma casa atingida pela queda de uma árvore. Eles foram encaminhados à Unidade de Saúde Animal Victória para atendimento.

Acompanharam a visita, os secretários de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro, de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia, e adjunto, Vitorino Baseggio, da Causa Animal, Catiane Mainardi, presidente da Fasc, Catia Lara, Procurador-geral do Município, Roberto Rocha, diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, e coordenador adjunto da Defesa Civil, Fabrício José Breyer Gonçalves.

 

Lucas Rivas e Bárbara Barbieri

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes