Mutirão orienta sobre saúde e segurança da mulher

24/10/2018 13:04
Ricardo Giusti / PMPA
SMSEG
Mutirão é aberto ao público em geral e será realizado até as 15h

Quem passar nesta quarta-feira, 24, pelo Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, pode receber orientações sobre os cuidados que as mulheres precisam ter com a saúde, exames preventivos anuais, autoexame da mama, além dos direitos referentes à segurança, com base na Lei Maria da Penha. O mutirão é aberto ao público em geral e será realizado até as 15h. A iniciativa, alusiva ao Outubro Rosa, é da Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), em conjunto com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). O evento conta com o apoio da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

O câncer de mama é um dos principais responsáveis pela morte de mulheres no Brasil. O diagnóstico precoce é considerado essencial para a cura da doença. “Todas as mulheres, independente da idade, podem conhecer o seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. Na maioria dos casos, o câncer de mama é descoberto pelas próprias mulheres. Há muita vida após um câncer e a prevenção faz toda a diferença”, ressaltou a titular da Secretaria Municipal de Segurança, Claudia Cristina Santos da Rocha.

Outubro Rosa – O movimento surgiu na década de 1990 com o intuito de estimular a participação da sociedade em geral no controle do câncer de mama. Durante o mês, são compartilhadas informações sobre a doença buscando conscientizar e ampliar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, com o objetivo central da redução da mortalidade. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres brasileiras, ficando atrás apenas dos tumores de pele. Em 2017, foram cerca de 58 mil casos no Rio Grande do Sul. A doença também pode atingir os homens e, somente no último ano, foram cerca de 2 mil casos em território gaúcho.  

Denise Righi