Ação integrada apreende e destrói mais de 90 mil óculos falsificados em Porto Alegre

16/09/2026 16:56

Uma ação integrada de fiscalização da Prefeitura de Porto Alegre resultou na destruição de mais de 90 mil óculos falsificados nesta quarta-feira, 16. Os produtos foram apreendidos em diferentes ações de fiscalização e retirados de circulação após o cumprimento dos trâmites legais. A operação contou com a parceria da Delegacia do Consumidor (Decon) e do Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico (Sindióptica RS).

A atuação conjunta reúne órgãos públicos e entidades do setor no combate à comercialização de produtos ópticos sem procedência e que podem oferecer riscos aos consumidores. Do total destruído, cerca de 7 mil produtos foram apreendidos pela Secretaria Executiva de Fiscalização (Sefis) em 52 operações  neste ano.

Os itens apreendidos incluem óculos de grau e de sol sem procedência comprovada. Produtos ópticos falsificados não passam pelos controles de qualidade e podem apresentar distorções que provocam desconforto visual e outros problemas.

A destruição ocorreu no pátio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e envolveu cerca de 20 funcionários, duas retroescavadeiras, um rolo compressor e um caminhão, responsável pela retirada de aproximadamente uma tonelada de material descartável.

“A parceria tem sido fundamental para a identificação e retirada de circulação desses itens irregulares”, afirma a secretária executiva de Fiscalização, Lorecinda Abrão. Segundo ela, a integração entre os órgãos amplia a capacidade de fiscalização e contribui para a proteção da saúde pública e dos consumidores.  

 

Quéli Curtinaz

Cristiano Vieira