Operação integrada combate criminalidade e reforça fiscalização na Capital

18/07/2022 16:14

A Secretaria Municipal de Segurança desencadeou uma série de ações neste domingo, 17, e madrugada de segunda-feira, 18, visando o combate à criminalidade, o comércio ilegal de ambulantes, a atuação de flanelinhas e o cumprimento das regras de funcionamento de estabelecimentos comerciais. Além da Guarda Municipal, os trabalhos contaram com o apoio dos fiscais municipais, da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Polícia Civil.

Na madrugada de domingo, um bar na rua João Alfredo foi autuado por ultrapassar o horário regulamentar de funcionamento. A Operação Esforço Concentrado também foi solicitada na Orla do Guaíba, onde acontecia um evento LGBTQIA+ Segundo informações, estavam ocorrendo brigas entre os ambulantes regulares e irregulares no local. Os ambulantes que não tinham autorização foram retirados. Além disso, a guarnição avistou dois homens em um andaime, na parte superior da chaminé da Usina do Gasômetro. Foi solicitado que descessem.

Nas esquinas das ruas José do Patrocínio com República, na Cidade Baixa, houve dispersão de 80 pessoas que obstruíam a passagem de veículos. Também foram fiscalizadas tabacarias que estariam funcionando após o horário permitido. Conforme decreto, é proibida a comercialização de bebidas alcoólicas e alimentos a quem esteja em via pública. 

“Nossa Capital possui decretos, regras e leis que devem ser cumpridas. Todas as atividades legais são estimuladas e apoiadas pela prefeitura, porém não iremos admitir a prática irregular no comércio. Além de fiscalizar, buscamos orientar a população e os estabelecimentos, visando a segurança dos frequentadores e moradores, principalmente dos bairros boêmios”, afirmou o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.

Regramento - Vigente desde março, o novo decreto que estabelece regras de convivência na Cidade Baixa veda a atividade de ambulantes no bairro, no horário das 24h até as 7h, exceto quando autorizados pela prefeitura. Também é proibida a venda por meio de tele-entrega de bebidas alcoólicas e alimentos a quem esteja em via pública.

O funcionamento das atividades de lojas de bebidas e minimercados ficará limitado ao horário das 7h até as 24h. Bares, restaurantes e similares devem, após as 2h, restringir as atividades ao consumo em área interna do estabelecimento. As normas buscam manter a harmonia e segurança entre comércios, frequentadores e moradores.

Bárbara Barbieri

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes