Operação percorre ferros-velhos que funcionam 24 horas
A Operação Ferros-Velhos, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança (Smseg), voltou a percorrer estabelecimentos comerciais de Porto Alegre na madrugada desta terça-feira, 28. Desta vez, foram alvos os imóveis que permanecem abertos ao público 24 horas, em especial na região da rua Voluntários da Pátria, no Centro Histórico.
Ao todo, oito endereços foram percorridos na força-tarefa. Em um deles, situado na Voluntários da Pátria, os agentes localizaram 13 metros de fios e cabos de origem suspeita. Entretanto, não houve condições de determinar se os itens haviam, ou não, sido subtraídos das ruas da Capital.
“Trabalhamos dioturnamente para identificar e fechar os estabelecimentos que atuam de maneira irregular. Além dessas ações específicas, que ocorrem a partir de informações dos setores de inteligência municipal e estadual, seguimos intensificando o patrulhamento preventivo”, afirma o secretário adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
Na oportunidade, os agentes abordaram pessoas que portavam materiais suspeitos - como, por exemplo, cordas, alicates e outros objetos cortantes. Todos os itens foram recolhidos. Há uma semana, um dos indivíduos, natural do Rio de Janeiro, já havia sido conduzido a uma delegacia após ser flagrado queimando fios sob um viaduto.
Um suspeito do crime de receptação foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). O caso será investigado pelas autoridades competentes. A operação mobilizou agentes da Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Polícia Civil.
Estatística - Conforme a EPTC, mais de 10 mil metros de fios e cabos foram furtados dos semáforos de Porto Alegre entre janeiro e março deste ano. Este número supera em 25% o total registrado nos 12 meses de 2022 nas ruas e avenidas da Capital.
Operação Ferros-Velhos - A ofensiva foi criada há um ano para intensificar o combate aos crimes de furto e receptação. Desde então, a operação - que mobiliza órgãos municipais e estaduais - efetuou uma série de prisões, resultando na apreensão de materiais furtados e na interdição e autuações de ferros-velhos.
Denúncias - A orientação é que o cidadão auxilie as forças de segurança e fiscalização, informando ações suspeitas por meio dos telefone 153 e 156, ou pelo aplicativo 156+POA. Os serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia.
Andrea Brasil