Prefeitura notifica três ferros-velhos por operarem sem videomonitoramento
Nesta quinta-feira, 14, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg), realizou uma ação de conscientização nos ferros-velhos quanto à lei que tornou obrigatório, desde agosto, o videomonitoramento destes estabelecimentos. A iniciativa, que ocorreu no âmbito da Operação Ferros-Velhos, notificou três imóveis que ainda estavam sem câmeras.
Os proprietários têm prazo de 30 dias para se adequarem à determinação do dispositivo, aprovado na Câmara Municipal e sancionado no final do mês de julho. Em caso de não cumprimento, pode ser aplicada multa de até 1.500 Unidades Financeiras Municipais (UFMs) - valor que, neste ano, equivale a R$ 7.883,40.
“A adequação a esta nova regra, que busca dar mais segurança e ajudar o trabalho da Fiscalização, é fundamental para a sequência das atividades no setor. Estamos orientando os empreendedores neste sentido, dentro das ações permanentes nos ferros-velhosâ€, afirma o secretário de Segurança Adjunto, Comissário Zottis.
Operação Ferros-Velhos - A ofensiva foi criada há mais de um ano para intensificar o combate aos crimes de furto e receptação. Desde então, contribuiu para uma série de prisões, resultando na apreensão de materiais furtados e na interdição e autuações de ferros-velhos.
Denúncias - A orientação é que o cidadão auxilie as forças de segurança e de fiscalização, informando ações suspeitas por meio dos telefones 153 e 156, ou pelo aplicativo 156+POA. Os serviços são gratuitos e funcionam 24 horas por dia.
Cristiano Vieira