Prefeitura reforça operação do Centro Integrado de Comando de Porto Alegre
A partir desta quinta-feira, 1º, o Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) passa a atuar interligado às secretarias municipais, buscando definir protocolos para todos os serviços da administração, reduzindo o tempo de resposta à população. Com este reforço, o órgão vai além do videomonitoramento.
"A tecnologia só tem sentido se facilitar a vida dos porto-alegrenses e melhorar a cidade. Também estão chegando mais câmeras, para ampliar o monitoramento. Com inteligência e trabalho conjunto, podemos construir uma Porto Alegre mais segura e eficiente” – Prefeito Sebastião Melo.
O Ceic é vinculado à Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) e gerencia cerca de 2,3 mil câmeras externas e internas. O projeto POA Segura, lançado em 2021, prevê o investimento de R$ 27 milhões na instalação de mais de 400 câmeras de videomonitoramento, equipamentos de inteligência artificial e sistemas de informação. A iniciativa também vai possibilitar a ampliação física do Centro Integrado de Comando.
“Estamos retomando o protagonismo do Ceic no cotidiano da Capital. Temos novos gerentes de operação, que estão sendo treinados para garantir a integração entre os órgãos municipais, e os protocolos de atuação conjunta já estão sendo consolidados. Temos confiança de que a população vai perceber na prática o trabalho que está sendo desenvolvido”, ressalta o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.
Integração – Três órgãos passam a integrar as operações: Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF), Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e Defesa Civil Municipal. Eles se juntam ao sete que já atuam no Ceic: Guarda Municipal, Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Secretaria Municipal de Educação (Smed), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Carris. Futuramente, entidades da sociedade civil e concessionárias de serviços da prefeitura poderão ser integrados à estrutura do Ceic.
Cristiano Vieira