Secretaria de Segurança detalha plano de reformulação de sedes à Guarda Municipal

11/10/2023 19:03

A Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) detalhou à Guarda Municipal nesta quarta-feira, 11, o plano de reformulação das sedes e bases da corporação. O projeto começou a ser concretizado em julho, com a entrega da nova sede do Comando Norte, e terá continuidade nas próximas semanas com a conclusão das obras do Comando Sul.

A proposta tem como principais objetivos aproximar a Guarda Municipal da população e fortalecer a nova identidade visual da corporação. Antes, os agentes tinham como base estruturas instaladas dentro de outros prédios públicos - como, por exemplo, escolas e postos de saúde. Agora, as sedes serão próprias, com mais visibilidade e conforto.

“Também teremos um ganho operacional, já que a população passará a ter referências mais claras de onde procurar o auxílio da Guarda. A experiência do Posto Avançado do Parque Farroupilha também trouxe maturidade à ideia de manter estruturas mais flexíveis, que podem ser ampliadas no futuro”, afirma o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.

Além das sedes de área, que serão reformuladas, está prevista a ampliação do raio de atuação por meio de novas bases em locais de grande circulação de pessoas. A próxima estrutura do tipo a ser entregue é a da Praça XV, orçada em R$ 260 mil. A expectativa é de que o posto esteja em funcionamento até o final do ano.

“As novas estruturas vão ao encontro da nova fase da Guarda Municipal: mais moderna, mais arejada. É uma estratégia que começou por novas diretrizes operacionais, novos uniformes, renovação de frota e armamentos - chegando, agora, em todas as bases”, ressalta a diretora de Planejamento e Políticas de Segurança, Gabriela Veríssimo.

Efetivo - Os 58 novos guardas municipais, que se apresentaram no final de agosto após a conclusão do concurso aberto em 2022, permanecem em treinamento. O curso, ministrado pela Escola de Formação e Especialização da Guarda Municipal (EFEGM), vai permitir a intensificação das ações nas ruas a partir do início de 2024.

“Temos muito a contribuir na segurança da população, e todos os esforços empregados neste sentido são bem-vindos. Além de aumentar a presença no dia a dia da população, temos como objetivo a qualificação do serviço prestado na Capital”, destaca o comandante-geral da Guarda Municipal de Porto Alegre, Marcelo Nascimento.

 

Aristoteles Junior

Gilmar Martins