Começa a recuperação das calçadas do Centro Histórico

05/10/2021 13:42
Marcelo Noms/SMSURB PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Início dos serviços ocorreu em frente ao Chalé da Praça XV

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) iniciou nessa segunda-feira, 4, os trabalhos de recuperação das calçadas do Centro Histórico da Capital, que integram o programa Centro+.
  
O início dos serviços ocorreu em frente ao Chalé da Praça XV, com a recolocação de pedras soltas e a reposição de outras faltantes nos calçamentos em basalto regular e pedras portuguesas. Os trabalhos devem ter a duração de aproximadamente dez dias, podendo ser prorrogados conforme a previsão do tempo.   

O titular da Smsurb, Marcos Felipi Garcia, esteve no local vistoriando o serviço. "Este é um importante trabalho que faz parte da ação Centro+. Seguimos agindo com foco na zeladoria da cidade, oferecendo melhor trafegabilidade e segurança para as pessoas”, concluiu.

As equipes da secretaria também realizaram a manutenção do calçamento em basalto regular, colocação de piso tátil de alerta e direcional nas paradas de ônibus da av. Aureliano Figueiredo Pinto, que deve ter a duração de aproximadamente 15 dias, podendo ser prorrogada conforme a previsão do tempo.   

Dentro do escopo do Centro+, programa de revitalização do Centro Histórico da Prefeitura de Porto Alegre, melhorar as calçadas é considerado prioridade, pois se trata de uma das principais demandas da comunidade e dos cidadãos que se deslocam pelo Centro Histórico em busca do comércio ou de serviços. Para o secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, coordenador do programa, o trabalho a ser executado pela Smsurb proporcionará uma resposta rápida e qualificada. "É necessário agir agora, melhorando as condições das calçadas em uma das regiões de maior circulação de pessoas da Capital. Temos projetos, como a obra do Quadrilátero Central, que são intervenções de maior porte, mas que serão executados em médio prazo. Dessa forma, atuar em diversas frentes é necessário e estratégico para a recuperação da região", avalia.

 

Marcelo Noms e Claiton Silva

Andrea Brasil