PPP da Iluminação Pública: Postes históricos são retirados para revitalização

13/09/2020 15:23
Divulgação SMSUrb / PMPA
SMSURB
Equipes da prefeitura já removeram dez estruturas na Rua da Praia

A Prefeitura de Porto Alegre iniciou a retirada de postes históricos da avenida Andradas para revitalização que será feita pela Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública. Ainda em projeto-piloto, o serviço da PPP já está em execução nas avenidas Ipiranga e Assis Brasil, com a instalação da tecnologia LED e a retirada das antigas luminárias de vapor de sódio.

As equipes  da Coordenação de Iluminação Pública (CIP) já fizeram a retirada de ao menos dez postes históricos na Andradas. De forma provisória, foram instalados seis outros pontos para garantir a iluminação nos locais. Outros postes provisórios serão instalados nos próximos dias para aumentar a iluminação no trecho. 

A concessionária responsável pela PPP está em contato com restauradores para garantir agilidade no processo. Nos próximos dias, serão informados os prazos e o cronograma para revitalização dos 44 postes históricos. 

O objetivo do serviço é o de proporcionar iluminação com a tecnologia LED, ao mesmo tempo em que manterá os padrões das luminárias antigas, na cor amarelada e coerente com a arquitetura de 1920. 

Até este fim de semana, o projeto-piloto da parceria público-privada instalou 51 luminárias na Ipiranga e 276 na Assis Brasil. A previsão é de que as duas vias sejam finalizadas até o dia 18 de setembro. 

Conforme o cronograma do projeto-piloto, também serão contempladas as avenidas Bento Gonçalves, Nonoai e Cavalhada, além da Vila Planetário. Cerca de duas mil luminárias serão instaladas nestes locais, em 30 dias.

Em dois anos, todas as 100 mil lâmpadas de Porto Alegre deverão ser substituídas. O projeto prevê uma economia de despesa de cerca de 50% ao ano pelos cofres públicos.

Diego Guichard

Gilmar Martins