Prefeitura abre licitação para qualificar serviço de podas na Capital

08/04/2022 09:57
SMSURB/Divulgação PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Com a ampliação dos serviços, será possível atuar por zonas, o que irá proporcionar mais agilidade aos trabalhos

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) irá ampliar o serviço de manejo arbóreo na cidade. O objetivo é qualificar o atendimento, que continuará a ser executado  por uma ou mais empresas terceirizadas e fiscalizado pela administração municipal.

Para viabilizar a contratação de prestadoras de serviços, nessa quinta-feira, 7, a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) publicou abertura de pregão eletrônico do tipo menor preço no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). A licitação, que prevê dois lotes - Sul e Norte - tem valor estimado de R$ 4,9 mi para cada contrato. 

Hoje o serviço, que envolve a vistoria de vegetais, podas e supressões, já é realizado por uma terceirizada e fiscalizado pelos servidores municipais. A atual empresa irá atuar até a ordem de início das contratadas. 

Com a ampliação dos serviços, será possível atuar por zonas, o que irá proporcionar mais agilidade aos trabalhos. Além disso, a nova licitação prevê a utilização de caminhões maiores para aumentar a capacidade de recolhimento de resíduos, além do uso de trituradores de galhos que vão gerar material para compostagem. Também está previsto o uso de tomógrafo de impulso, equipamento utilizado para verificar a saúde das árvores, com análise do interior dos troncos. 

Além de atender as emergências, especialmente após dias de chuva e vento forte, as equipes de manejo arbóreo fazem trabalho preventivo para evitar quedas de árvores e galhos. O serviço também inclui a remoção de galhos para desobstrução de luminárias, semáforos e placas. 

“A demanda para esse tipo de serviço é enorme e, por isso, estamos aumentando a capacidade de execução dos serviços. Os novos contratos vão trazer inovação, eficiência e qualificação do atendimento. Isso vai nos possibilitar atender melhor o cidadão”,  explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi. 

A sessão pública será às 10h do dia 22 de abril de 2022, no site

Dayanne Rodrigues

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes