Prefeitura apresenta gestão de manejo arbóreo ao Ministério Público
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) esteve no Ministério Público do Rio Grande do Sul na quarta-feira, 24, para apresentar o modelo de gestão de manejo arbóreo de Porto Alegre. A visita foi um pedido do secretário municipal da SMSUrb, Marcos Felipi, para explicar os avanços do setor na pasta, como os novos contratos para execução do serviço, terceirização de laudos técnicos e o apoio à fiscalização de trabalhos externos.
“Essa visita foi um movimento da SMSUrb para que possamos ouvir as sugestões dos promotores, dar transparência aos processos e manter esse diálogo sempre aberto entre as instituições. Essa relação é fundamental para que possamos aprimorar nossos serviços com amparo do MP”, explicou o secretário Marcos Felipi.
Ao término da reunião, definiu-se que a SMSUrb irá avançar nas tratativas para que os promotores também tenham acesso aos sistemas da administração municipal para acompanhar o andamento dos serviços de podas e supressões executados pelas empresas terceirizadas.
Também ficou acertado que intervenções em árvores de grande porte ou em regiões de risco continuarão sendo realizadas em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus) e que, nesses casos, tanto a população quanto o MP/RS serão avisados com antecedência.
Por fim, o encontro tratou sobre a atualização da cartilha de que trata sobre o manejo arbóreo da Capital, resultado da parceria entre o Ministério Público e as secretarias de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.
Participaram da reunião os promotores Alexandre Sikinowski Saltz, Annelise Monteiro Steigleder e Vera Lucia da Silva Sapko, da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre do MP/RS.
A gestão do manejo arbóreo e da manutenção de vias públicas é automatizada, georrefercianciada e sem uso de papel. Desde o pedido feito pelo cidadão até a finalização do serviço pela prefeitura, retornando ao cidadão com informações sobre o status da sua demanda, todo o processo é feito por meio de sistema desenvolvida pela Procempa, integrado com o app 156+POA e com o callcenter da PMPA.
Cristiano Vieira