Prefeitura bate recorde de conservação de vias

25/08/2021 16:03
Marcelo Noms/SMSURB PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Produção foi impulsionada pelo uso do asfalto morno e pela reativação das usinas de asfalto

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) alcançou novo recorde de conservação de vias em Porto Alegre. O índice foi registrado no mês de julho, quando a Diretoria de Conservação de Vias Urbanas realizou o serviço de manutenção em 68.746 metros quadrados de ruas e avenidas da Capital. Com esse número, julho de 2021 passou a ser o mês com a melhor produção asfáltica dos últimos 20 anos. 

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, a produção foi impulsionada pelo uso do asfalto morno e pela reativação das usinas de asfalto. “Esse recorde representa um marco, principalmente porque foi atingido no inverno, quando os serviços de conservação asfáltica são prejudicados. Em dias com temperaturas abaixo de 10 graus, nossas equipes não podiam trabalhar. Mas a tecnologia do asfalto morno nos permite atuar em dias mais frios e isso nos ajudou a avançar ainda mais”, explica. 

O recorde corresponde aos serviços de conservação padrão, emergencial e permanente de vias. Esta modalidade de trabalho da SMSUrb tem o objetivo de recuperar trechos de ruas e avenidas que apresentem buracos, trincas e ondulações ou ainda a aplicação de asfalto de vias não pavimentadas. 

Esses serviços são realizados pela empresa Planaterra, que atualmente gerencia as usinas da Restinga e do Sarandi. A reativação das unidades, em abril e maio deste ano, e a terceirização dos serviços também impulsionaram o trabalho das equipes para o alcance de mais esse recorde. O projeto para retomar as usinas, elaborado pelos servidores, divide a cidade em dois eixos, o que melhora a logística e produtividade, dando mais qualidade ao serviço prestado. 

O último recorde havia sido registrado em junho deste ano, porém o índice corresponde à média mensal e não à produção total, como é o caso do mês de julho.

O cronograma de vias que irão passar por manutenção será publicado no site da Prefeitura de Porto Alegre no início de cada semana.

A SMSUrb ainda atua na recuperação estrutural e funcional de vias, que, neste caso, são serviços mais complexos, com prazos mais longos e realizados por empresas terceirizadas através de financiamentos.

Dayanne Rodrigues

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes