Prefeitura continua operação especial de coleta domiciliar neste domingo

17/10/2021 11:14
Alex Rocha/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Coleta de lixo: a operação especial conta com mais de 100 pessoas envolvidas

Logo cedo, por volta das 7h deste domingo, 17, cerca de 35 caminhões do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) iniciaram a coleta domiciliar nos bairros de Porto Alegre. A operação especial, que conta com mais de 100 pessoas envolvidas, tem como foco o recolhimento de resíduos em áreas onde há mais acúmulo, como grandes condomínios e avenidas. Apesar de domingo não ser um dia em que há coleta, as equipes estão espalhadas por todas as regiões da Capital.

Durante todo o sábado, 16, os colaboradores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do DMLU, percorreram as vias da cidade para coleta dos resíduos orgânicos. Cerca de 40 bairros foram afetados com a paralisação dos funcionários da empresa Litucera Limpeza e Engenharia Ltda.

Acordo emergencial - Para garantir a retomada do serviço de coleta domiciliar de lixo da modalidade porta a porta, o prefeito Sebastião Melo determinou o pagamento na segunda-feira, 18, próximo dia útil, de R$ 500 mil à empresa Litucera. O valor deve ser destinado à quitação do vale-alimentação dos trabalhadores, que paralisaram o serviço, alegando falta de repasses. Simultaneamente, a terceirizada será notificada a completar a documentação prevista no contrato, o que não ocorreu até o momento.

A definição ocorreu durante reunião emergencial convocada neste sábado, 16, no Paço Municipal, com a participação de gestores municipais e representantes da empresa. A Litucera, com sede em Vinhedo (São Paulo), atua em caráter emergencial desde junho. A expectativa é que os trabalhadores da terceirizada retornem ao trabalho nesta segunda-feira e que até terça-feira a coleta seja normalizada.

Dayanne Rodrigues

Lucas Barroso