Prefeitura realiza podas para desobstruir iluminação pública

08/04/2022 09:51

As Equipes de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) e da empresa terceirizada estão na rua Guilherme Alves, bairro Partenon, para realizar serviço de podas. Os trabalhos estavam programados pelas prévias vistorias realizadas pela equipe de engenheiros e técnicos florestais.

A execução é chamada de poda responsável, que além de dar maior vitalidade e condições de crescimento uniforme aos vegetais, busca diminuir a obstrução dos semáforos e da luminosidade das novas lâmpadas de LED que a rua recebeu este ano. É mais segurança também para veículos e pedestres.

A previsão é que o trabalho seja concluído em quatro dias, pois conta com um grande número de vegetais no trecho de aproximadamente mil metros. Estão atuando 12 funcionários que contam com dois caminhões equipados para auxiliar na elevação dos profissionais e também para o recolhimento dos galhos. 

“O serviço de poda é vital para manter a saúde das árvores, desobstruir a sinalização e a iluminação pública. Nossos técnicos analisaram todos os vegetais antes da execução. O manejo arbóreo é uma tarefa complexa que exige conhecimento técnico e responsabilidade e, também, a conscientização dos cidadãos sobre o plantio irregular e a importância de manter uma área para irrigação próximo às raízes das árvores. Muitas vezes esse espaço fica limitado com cimento, ou basalto”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi. 

Os técnicos da SMSUrb também estão conversando com os moradores sobre a importância de manter uma área para irrigação próximo às raízes das árvores. Muitas vezes esse espaço fica limitado com cimento, ou basalto.

Os pedidos de podas e supressões podem ser feitos pelo aplicativo 156+POA ou pelo telefone 156.

Ampliação do serviço - As equipes responsáveis pelo manejo arbóreo em Porto Alegre fazem a vistoria de vegetais, podas, supressões e destocamento. Os colaboradores atuam nos serviços emergenciais, atendimento a demandas do sistema 156 e também nas podas preventivas, como a que está ocorrendo na rua Guilherme Alves.

Para ampliar e qualificar a prestação de serviços, nesta quinta-feira, 7, a Prefeitura de Porto Alegre publicou abertura de pregão eletrônico do tipo menor preço no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa). A licitação, que prevê dois lotes - sul e norte - tem valor estimado de R$ 4,9 mi para cada contrato. O objetivo é qualificar o atendimento, que continuará a ser executado  por uma ou mais empresas terceirizadas e fiscalizado pela administração municipal.

 

 

Cristiano Antunes

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes