Programa Centro+: secretários vistoriam calçadas que passarão por reformas
Os secretários municipais de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, e de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, fizeram uma vistoria nessa terça-feira, 21, na região do Centro Histórico que irá receber reparos no calçamento.
Esta semana será dada a ordem de início do contrato de passeios e calçadas que visa a atender principalmente a região central. A empresa vencedora da licitação irá realizar pequenas reformas também em rampas de acessibilidade, muros, escadarias, além da conservação de áreas com basalto e pedra portuguesa. O contrato, no valor de R$ R$ 3,7 milhões, terá duração de 12 meses.
“Este é um contrato diferenciado porque é híbrido. Além de fornecer o material e realizar os reparos, a empresa terceirizada ficará responsável pela mão de obra especializada, com a contratação de pedreiros, pintores e serventes”, explica o secretário Marcos Felipi.
O trabalho desenvolvido pela Smsurb é considerado estratégico para o Centro+, programa de revitalização do Centro Histórico coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos. "Os serviços de zeladoria e requalificação dos espaços urbanos são fundamentais para o sucesso da nossa iniciativa, pois se encaixam no conceito de retomada da autoestima e da sensação de pertencimento que norteia o programa", destaca o secretário Cezar Schirmer.
Além das reformas programadas pela prefeitura, o reparo em calçadas também será feito por meio de solicitações realizadas pelo aplicativo 156+POA ou pelo telefone 156.
Quadrilátero Central - As melhorias nas calçadas envolvem pequenos reparos, porém, o Centro Histórico passará por um trabalho de conservação mais amplo no quadrilátero Central. Os trabalhos serão financiados com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O projeto executivo foi elaborado pela Encop Engenharia, com o acompanhamento das diversas secretarias municipais.
As obras buscam renovar aquela que é uma das primeiras áreas de ocupação da cidade, valorizando o patrimônio cultural existente. A proposta privilegia a circulação de pedestres, ampliando as calçadas, qualificando as travessias, reduzindo barreiras de acessibilidade e melhorando a pavimentação em geral. Haverá também a implantação de novo mobiliário urbano, melhorias na iluminação pública e a ampliação do sistema de videomonitoramento.
Confira aqui a área que compreende o quadrilátero.
Andrea Brasil