Irregularidades no programa Compra Assistida podem ser registradas no 156
Denúncias de possÃveis fraudes ou irregularidades na modalidade Compra Assistida do programa Minha Casa Minha Vida Reconstrução podem ser registradas diretamente pelo telefone 156. A novidade é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) e o Departamento Municipal de Habitação (Demhab).
“A Central do Cidadão 156 tem sido uma ferramenta fundamental para o exercÃcio da cidadania e para o aprimoramento das polÃticas públicas em Porto Alegre. Com essa nova função, fortalecemos nossa missão de garantir que o recurso público chegue a quem mais precisa, com agilidade e segurançaâ€, destaca a secretária de Transparência e Controladoria, Mônica Leal.
O programa Minha Casa Minha Vida Reconstrução é voltado a famÃlias atingidas pelas enchente e que perderam suas casas ou tiveram os imóveis declarados inabitáveis. Na modalidade Compra Assistida, os contemplados podem escolher um novo imóvel, com subsÃdio federal, e recebem apoio da Prefeitura no processo de aquisição.
“A iniciativa é para que juntemos em um mesmo canal denúncias sobre o mau uso do programa Compra Assistida. Trata-se de dinheiro público usado para o atendimento habitacional. As comunidades precisam ser nossas parceiras na proteção de um recurso que é de todosâ€, explica o diretor-geral do Demhab, André Machado.Â
Denúncias - Neste primeiro momento, o recebimento das denúncias será feito exclusivamente pelo telefone 156, não sendo possÃvel registrá-las pelos canais digitais. Após o protocolo ser aberto, ele poderá ser consultado via WhatsApp. Para registrar uma denúncia, o cidadão deverá responder a um breve questionário, que permitirá avaliar se há elementos suficientes para a abertura de um processo.Â
Cristiano Vieira