Atendimento 156 recebe mais de 11,5 mil ligações em uma semana
Na semana entre 9 e 15 de setembro, o atendimento 156 da prefeitura recebeu 11.553 mil ligações. A maior parte (43,36% dos contatos) teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Os temas mais solicitados foram paradas operacionais, vazamento na rede, contas, verificação de falta no fornecimento, solicitação de ligação de água e de esgoto. Os dados são da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).
Informações como horários e itinerários do transporte público, veículos (recursos de multas e calçadas) e apresentação de condutor infrator também representaram demandas significativas (26,38%). "Entre as cinco maiores demandas, tivemos os serviços de saúde" , comentou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, sobre 14,28 % dos pedidos.
Além disso, a população questionou sobre atendimento hospitalar, locais de vacinação, formas de acesso, informações gerais e emissão de alvará em geral. Guias de pagamento (IPTU/TCL/ISS/ITBI/TFL), nota fiscal eletrônica e situação cadastral somaram 9,34%. "O Departamento Municipal de Limpeza Urbana vem logo em seguida (6,64 %) com coletas em geral, descarte irregular, coleta de caliça, capina/roçada e informações em geral", acrescenta Ferenci.
De acordo com o coordenador da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Gilvan Marques, entre os pedidos para execução de serviços, o destaque foram demandas do Dmae. "Geralmente temos o Dmae no ranking das solicitações ", destaca.
WhatsApp - Desde fevereiro, a prefeitura disponibiliza mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, fornecimento de água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta acionar o número (51) 3433-0156.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 9 e 15 de setembro, a Ouvidoria recebeu 165 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a coordenadora Ângela Silva da Luz, a maior parte diz respeito à saneamento, poda de árvore, tapa buraco e educação.
Cristiano Vieira