Atendimento 156 recebe mais de 11,6 mil ligações na semana
Na semana compreendida entre 1° e 7 de julho, o atendimento 156 da prefeitura recebeu 11.651 ligações. A maior parte (38,80% dos contatos) teve como destino o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Os temas mais solicitados foram vazamento na rede, contas de água, paradas operacionais, verificação de falta de água e de hidrômetro. Os dados são da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).
Informações como locais de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso e Covid-19 também registraram demandas significativas (23,07%). "A população também questionou sobre horários e itinerários do transporte público, recursos de multas, apresentação de condutor infrator e calçadas (21,81%)”, comentou o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, sobre os pedidos.
Além disso, foram solicitadas Informações gerais, IPTU/TCL, guia de pagamento, nota fiscal eletrônica e situação cadastral (10,58%). E mais: coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada e remoção de área particular (5,74%).
De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, de esgoto cloacal e pluvial, além de temas como tapa-buraco e patrolamento.
WhatsApp - A prefeitura disponibilizou mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do chatbot, o WhatsApp do 156 conta com profissionais para fazer o atendimento. Essa opção possibilita que, além de informações, sejam feitos registros de protocolos e solicitação de serviços públicos, como poda de árvore, falta d’água, fechamento de buraco de rua e denúncias de focos do mosquito da dengue. Para usar esse serviço, basta acionar o número (51) 3433-0156.
Gilmar Martins