Atendimento do 156 recebeu mais de 17,3 mil ligações durante a semana
A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana de 11 e 17 de março. Foram 17.340 contatos recebidos, a maioria referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com cerca de 45,86%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram paradas operacionais, vazamento na rede, conta de água e verificação de hidrômetro.
"Informações sobre horários e itinerários de transporte coletivo; veículos; apresentação do condutor; infração; recurso de multas e acidentes com vítima também foram demandas significativas (20,44%). A população questionou ainda sobre locais de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso e testes de Covid (14,68%). Além disso, foram solicitadas informações sobre coletas em geral, vistoria urgente, execução urgente, descarte irregular e capina e roçada (11,61%). Também informações sobre guia de pagamento, IPTU/TCL, ISSQN, ITBI e TFLF, nota fiscal eletrônica e tributo de imóveis. (7,35%)”, destaca o titular da SMTC, Gustavo Ferenci.
De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os pedidos de abertura de protocolos para execução de serviços o destaque foi para serviços de água, serviços de esgoto cloacal e pluvial, descarte irregular e reclamação de ônibus.
WhatsApp - A prefeitura disponibilizou mais um recurso para facilitar a comunicação do cidadão com o município. Agora, além do Chatbot, o WhatsApp do 156 conta também com profissionais para realizar o atendimento ao cidadão. Essa nova opção possibilita que, além de informações, sejam realizados registros de protocolos e solicitação de serviços públicos como poda de árvore, falta d’água e fechamento de buraco de rua.
Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa. O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: trânsito e transporte; água e esgoto; serviços de saúde; impostos e taxas, iluminação pública, serviços urbanos e zeladoria, fiscalizações, assistência social (Fasc), Procon, limpeza urbana (DMLU) e agendamento da Orla. São 11 serviços disponíveis.
Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 11 e 17 de março, a Ouvidoria recebeu 190 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à água e esgoto, vistoria, poda de árvore e tapa-buraco; fiscalização de obra, de calçada e de atividades econômicas; educação; saúde/covid-19, trânsito e transporte e limpeza urbana.
Andrea Brasil