Atendimento do 156 recebeu quase 15 mil ligações durante a semana

04/03/2022 12:28

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço semanal das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana entre os dias 25 de fevereiro e 3 de março. O atendimento recebeu 14.969 chamadas, grande parte referente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com 35,27%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram: vazamento na rede, contas de água, paradas operacionais e verificação de hidrômetro.

"Informações sobre horários e itinerários de ônibus, veículos, apresentação do condutor e infração, recurso de multas e calçadas foram também demandas significativas (29,94%). A população questionou ainda sobre locais de vacinação, atendimento hospitalar, formas de acesso e informações sobre teste Covid-19 (18,72%). Além disso, foram solicitadas informações a respeito de guias de pagamento IPTU, nota fiscal eletrônica e débito tributário (8,18%). Também informações sobre coletas em geral, descarte irregular, vistoria urgente, execução urgente, capina e roçada (7,89%)”, destaca o titular da SMTC, Gustavo Ferenci. 

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de trabalhos o destaque foi para serviços de água, de esgoto cloacal e pluvial, descarte irregular e animal doente com tutor.

WhatsApp - A prefeitura lançou mais um canal de atendimento para informações relacionadas aos serviços municipais. Agora, o cidadão também pode contar com o WhatsApp do serviço do 156. Para usar esse serviço, basta adicionar o número (51) 3433-0156 e iniciar a conversa. O usuário pode escolher as principais áreas de demandas de ligações do 156: Trânsito e Transporte; Água e Esgoto; Serviços de Saúde; Impostos e Taxas, Iluminação Pública, Serviços Urbanos e Zeladoria, Fiscalizações, Assistência Social (Fasc), Procon, Limpeza Urbana (DMLU) e Agendamento da Orla. São 11 serviços disponíveis. 

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 25 de fevereiro e 3 de março, a Ouvidoria recebeu 113 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme o coordenador Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito à água e esgoto; vistoria, poda de árvore e tapa-buraco; fiscalização de obra, de calçada e de atividades econômicas; trânsito e transporte, educação e limpeza urbana. 


 

Cláudia Fleury

Andrea Brasil