Atendimentos relacionados à saúde seguem liderando demandas do 156
Há semanas consecutivas, e nesta última não foi diferente, os pedidos de informação sobre a vacina contra a Covid-19 seguem liderando a busca dos atendimentos nas plataformas do 156. De acordo com o secretário de Transparência e Controladoria de Porto Alegre, Gustavo Ferenci, no período compreendido entre os dias 15 e 21 de março de 2021, a maioria dos contatos feitos pela população se relacionam também a idades aptas a se vacinar, previsão da vacinação para os profissionais de saúde, tipo de vacina aplicada, endereços de vacinação, locais para testagem e como obter resultados dos exames.
“Em segundo e terceiro lugar estão as denúncias de aglomeração ou perturbação do sossego, além de questionamentos sobre tabelas dos horários de ônibus e câmeras de trânsito, respectivamente”, destaca Ferenci. Segundo a coordenadora da unidade de relacionamento com a sociedade da SMTC, Adriana Gambino, as principais demandas que geraram protocolos foram: serviços de água, esgoto pluvial, vacinas de idosos e acamados e fiscalização de estabelecimentos.
O secretário Ferenci ressalta que o aplicativo #EuFaçoPOA vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com a máxima qualidade. “Com celulares Android ou Apple, agora basta baixar o aplicativo e entrar através das redes sociais. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Procempa”, relata.
Letícia Batistela, presidente da Procempa, observa que o trabalho da empresa sempre esteve focado em facilitar e agilizar para o cidadão o acesso aos mais diferentes serviços públicos. “Em um momento como o que estamos vivendo, no qual o distanciamento social é prioritário, esse diferencial se torna ainda mais importante”, conclui.
Elisandra Borba