Busca de informações sobre Covid-19 lidera ligações do 156

11/05/2021 16:22
Anselmo Cunha/PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
Aplicativo #EuFaçoPOA é uma das principais ferramentas de atendimento

Os pedidos de informação sobre Covid-19 lideram as demandas de atendimento do 156 da prefeitura. Na última semana, de 3 a 9 de maio, o sistema recebeu mais de 25 mil ligações. “A segunda dose da vacina e as regras para os novos grupos são as  dúvidas mais frequentes da população há semanas”, ressalta o titular da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), Gustavo Ferenci.

Segundo a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, informações sobre horários e itinerários dos ônibus ocuparam a segunda posição. “Na terceira colocação estão a busca de informações sobre tributos da fazenda, como o parcelamento de IPTU, 2º via de dívida ativa e horário de atendimento”, destaca.

As plataformas de atendimento também receberam chamadas dos cidadãos para a abertura de protocolos ligados a serviços de água e esgoto, serviço pluvial e descarte irregular de resíduos.

Aplicativo - Uma das principais ferramentas de atendimento da prefeitura é o aplicativo #EuFaçoPOA, que vem passando por atualizações para oferecer serviços públicos com mais qualidade. Com celulares Android ou Apple, basta baixar o aplicativo e entrar através das redes sociais. Os upgrades no aplicativo foram desenvolvidos pela equipe da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 3 e 9 de maio foram encaminhadas 132 interações pelo sistema pelo me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos.

De acordo com o coordenador da Ouvidoria-Geral, Marcos Caetano Corrêa, a maior parte das demandas diz respeito a vistoria e poda de árvore (SMSURB); água e esgoto (DMAE); vacinação Covid--19 (SMS); limpeza urbana (DMLU); fiscalização de calçadas (SMMU) e trânsito e transporte (EPTC). “Grande parte das manifestações são de cidadãos que buscam a solução das solicitações anteriormente realizadas no primeiro nível de atendimento, o 156. A Ouvidoria-Geral trabalha para que estas solicitações encontrem a resposta conclusiva”, esclarece Corrêa.

 

Lisie Bastos Venegas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes