Ligações para o 156 crescem 67% no primeiro bimestre

07/03/2021 14:01
Giulian Serafim / PMPA
TRANSPARENCIA E CONTROLADORIA
População também tem opção de se comunicar pelos canais digitais da prefeitura

O primeiro bimestre de 2021 registrou aumento de 67% no número de ligações para o telefone 156 da Prefeitura de Porto Alegre em comparação com o mesmo período de 2020. O titular da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria SMTC, Gustavo Ferenci, destaca que o Atendimento 156, tanto on-line ou por telefone, funciona também fora do horário comercial. “Estamos disponíveis 24 horas por dia, nos sete dias da semana, inclusive feriados”, afirma.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Relacionamento com a Sociedade da SMTC, Adriana Gambino, foram 90.114 chamadas recebidas em 2020 e 150.144 neste ano. “A principal variação ocorreu na opção de serviços de saúde, que cresceu em 912%”, afirma.

A alta demanda ocorre devido à busca de informações sobre a vacinação contra a Covid-19, especialmente na fase 1, no qual o cadastro para o agendamento da aplicação da dose em domicílio tinha como umas das opções o telefone do 156. Além da saúde, a opção de fiscalização também registrou grande procura, com crescimento de 66% em relação janeiro.

A prefeitura também conta com canais digitais, que são alternativas mais rápidas e fáceis para o cidadão se comunicar com a administração municipal.

Canais digitais:

Aplicativo #EuFaçoPOA - Oferece vários serviços públicos prestados pelo Município aos usuários de dispositivos móveis, de forma ágil. Para acessar, basta fazer o download nas lojas de aplicativos oficiais em celulares Android ou Apple.
 

156Web-Conecta Cidadão - Recebe e encaminha as solicitações da população referentes aos serviços públicos prestados pelos órgãos municipais. É possível registrar e acompanhar o andamento da demanda por meio digital, através do 156Web, com acesso pela Central do Cidadão, e ainda conta com 156 chat para esclarecimento de dúvidas.


 

 

 

Lisie Venegas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes