Ouvidoria-Geral registra mais de 5,8 mil manifestações em nove meses
A Ouvidoria-Geral do MunicÃpio (OGM), que integra a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), recebeu  5.840 manifestações de 1° de janeiro a 31 de setembro de 2023, número significativo em comparação com os anos anteriores. Desde a criação da OGM, em 5 de outubro de 2017, o contato com a sociedade só tem aumentado.
No primeiro ano, o órgão recebeu 638 manifestações. No segundo, os números chegaram a 2.932. Em 2019, houve novo incremento: 3.138 manifestações recebidas. No ano seguinte, em 2020, foram realizadas 5.118 manifestações e, em 2021, 7.846. Já em 2022, o registro foi de 7.712 manifestações.Â
Conforme o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, o órgão vem cumprindo a cada dia mais o seu papel, que é tornar-se um canal de efetiva participação social na administração municipal,  permitindo que os cidadãos participem ativamente no governo local, expressando suas preocupações e sugestões, que são ouvidas e tratadas de forma eficaz.
A Ouvidoria é o setor responsável por receber as reclamações sobre as solicitações já dirigidas à prefeitura, mas que não foram atendidas no prazo ou com a qualidade desejada. O registro da reclamação é realizado por meio da plataforma me-Ouv, sistema próprio da administração municipal, no qual é necessário informar o número de protocolo fornecido pelo Atendimento 156 para a solicitação inicial. O setor também recebe do cidadão elogios, sugestões e denúncias.
Atendimento Ouvidoria:
Para registrar manifestação na plataforma me-Ouv, clique aqui.Â
Para agendamento presencial acesse o link: agendamento.procempa.com.br, ou pelo telefone 3289-1200, ou pelo e-mail ouvidoria@portoalegre.rs.gov.br.
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Lissandra Mendonça