Piscinas e SACC da Carris são os serviços melhor avaliados
As piscinas comunitárias da Prefeitura de Porto Alegre e o Serviço de Atendimento ao Cliente Carris (SACC) são os serviços públicos mais bem avaliados segundo o ranking da pesquisa de satisfação da Carta de Serviços. Os dois itens alcançaram a pontuação máxima: 5,0. As vagas e intermediação de mão de obra aparecem em terceiro, com avaliação de 4,7. Os dados do ranking da pesquisa, com o placar dos serviços públicos prestados pelas secretarias e órgãos municipais avaliados pelos porto-alegrenses, são divulgados pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC).
“Nos gratifica e recompensa a avaliação dos porto-alegrenses sobre a prestação de serviço feita nas piscinas públicas. É uma equipe de instrutores e professores que dedicam seu verão ao atendimento à comunidade. Há o que aprimorar na estrutura, mas estamos caminhando para um suporte ainda melhor”, afirma o secretário interino da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Moisés Fraga Gonçalves. Ele destaca que o Sine, mais uma vez, foi muito bem avaliado. “Conseguimos atingir o objetivo que é a inserção social pelo trabalho, esporte e lazer”, completa.
Os Achados e Perdidos do SACC da Carris aparecem novamente no topo da lista. O serviço já havia sido destaque na divulgação de novembro de 2019. O setor recebe cerca de 30 objetos perdidos por dia nos ônibus da empresa, como cartões TRI, documentos, celulares, peças de roupa, chaves e outros. Quando são encontrados documentos ou carteiras, o setor faz uma pesquisa ativa, buscando referências, contatos e o nome do cliente em redes sociais A medida, que vem sendo adotada desde 2018, contribui para aumentar a eficiência e a agilidade na devolução. O setor localiza-se em um bonde restaurado, modelo brill, em frente à sede da Carris.
Carta de Serviços - A pesquisa de satisfação, disponibilizada desde agosto de 2018 dentro da plataforma Carta de Serviços no botão “Dê Sua Opinião sobre o Serviço”, é contínua, com atualização simultânea e pode ser consultada aqui. Com ela, os usuários podem avaliar os serviços prestados por todas as secretarias e órgãos municipais e fazer sugestões de melhorias.
A gerente de Projetos da SMTC, Patricia Norberta, explica que uma das etapas é divulgar o resultado da avaliação, incluindo o ranking das entidades com maior incidência de reclamação dos usuários em relação aos prazos a que se refere. “É importante que o cidadão participe e dê sua opinião sobre os serviços públicos municipais, pois dessa forma estará ajudando a melhorá-los”, diz.
Ranking de maior satisfação:
Piscinas comunitárias - 5,0
Serviço de Atendimento ao Cliente Carris (SACC) - 5,0
Vagas de Trabalho - Intermediação de Mão de Obra - 4,7
Seguro-Desemprego - Habilitação - 4,5
Atividades Recreativas - 4,5
Ranking de menor satisfação:
Transporte - reclamação (ônibus, lotação, táxi e transporte escolar) - 4,8
Iluminação Pública - luminária Apagada - 4,1
Esgoto cloacal - vazamento de rede - 3,9
Atendimento - licença de edificação - 3,7
Água - verificação de falta - 3,6
Taís Dimer Dihl