Resultados do 156 são apresentados na Câmara Municipal de Porto Alegre

22/09/2025 16:28

O serviço 156 foi apresentado na sessão ordinária desta segunda-feira, 22, da Câmara Municipal pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC). A secretária Mônica Leal destacou a importância e a eficácia do canal no atendimento às demandas da cidade.

Durante a apresentação, foi ressaltado que o 156 pode ser um aliado dos vereadores no contato com a população, já que muitas vezes substitui o pedido de providência - procedimento que possui prazos mais longos de tramitação. O serviço foi criado justamente para dar mais agilidade e eficiência às respostas ao cidadão.  “Nossa intenção é que cada vereador e vereadora, assim como suas equipes, se apropriem dessa ferramenta, conheçam suas funcionalidades e ajudem a difundir o canal junto à comunidade”, afirmou.

A gerente operacional do call center do 156, Roberta Machado, apresentou resultados da nova Central do Cidadão, implantada em fevereiro de 2024. Desde então, o serviço realizou mais de 3 milhões de atendimentos, com índice médio de satisfação de 9,1 em 10.

Entre as principais conquistas, está a redução de 75% no absenteísmo de consultas da Secretaria Municipal de Saúde, graças ao sistema de notificações que permite confirmar ou cancelar exames e consultas pelo WhatsApp. A funcionalidade evita a perda de vagas e garante o melhor aproveitamento da agenda de atendimentos.

Sarah Hoffmeister

Lissandra Mendonça