Seccional da Controladoria de Porto Alegre é instalada na Saúde

05/04/2022 10:10
Luize Baini / PMPA
Saúde
Transparência e Saúde oficializam a implantação do projeto piloto

A Controladoria-Geral do Município (CGM), que faz parte da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), instalou nessa segunda-feira, 4, sua primeira seccional na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo do projeto, inédito em Porto Alegre, é otimizar o controle nos processos de pagamento dos contratos de cessão de mão de obra e dar transparência e rapidez ao fluxo do pagamento dos fornecedores por serviços atestados.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, a ação representa um aperfeiçoamento dos mecanismo de controle da SMS. “Com a introdução da auditoria e do compliance, iremos prevenir eventuais distorções do processo administrativo”, pontua. 

O diferencial do modelo implementado pela CGM é a criação do formulário virtual de Solicitação de Ação Corretiva (SAC). “O fiscal de contrato tem a responsabilidade de sanar, no prazo máximo de 30 dias, eventuais divergências quanto à documentação apresentada pela contratada”, destaca o Controlador-Geral do Município, Sílvio Zago, 

A ideia é replicar o projeto piloto para todos órgãos e entidades no decorrer de 2022. “Queremos garantir agilidade, sem perder o controle da conformidade dos gastos públicos”, acrescenta o secretário interino da SMTC, Alexsandro Machado.

Cláudia Fleury

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes